Thiago Vinicius Portella, Chefe do escritório municipal da EMATER e Gilberto Wezel, Técnico da EMATER, concederam entrevista à Rádio Tupã sobre o Supera Estiagem. O programa do Governo do Estado chega ao seu segundo estágio:
"Hoje tá previsto que para um volume de recurso para ser destinado para esse Supera Estiagem e 213 milhões que vai ser investido como subsídios para implantação de sistema de irrigação e também melhoria nos reservatórios de água esse valor vai ser disponibilizado para o governo durante o ano de 2024 e vai até 2027. Também para esse ano, para essa etapa, está previsto então 20 milhões que vai ser destinado a subsídios para quem quer implantar ou ampliar sistema irrigação e também a questão da reservação de água. Um dos objetivos então do programa, enfim, dar mais segurança ao produtor que ele amplie sua área de irrigação ou faça uma área de irrigação. A gente tem visto aqui no próprio município e no estado inteiro, nos últimos cinco anos a gente teve três anos de seca, apesar de agora a gente tem um volume acentuado de chuva, não é essa a realidade que a gente vê, então a gente passou, nos últimos cinco anos, tivemos três anos de seca". (Thiago 1)
Thiago completa o aumento do valor de subsídio, e destaca que o programa trás mais segurança ao produtor, além de ser adequado na questão do meio ambiente. É importante o produtor fazer um projeto técnico, no qual a equipe fica a disposição dos produtores para auxiliar. Gilberto direciona ao público da Agricultura Familiar um alerta:
"Acesse a linha do PRONAF e para acessar linha até ano passado era a DAP, declaração do Pronaf, e agora mudou, é o cadastro da Agricultura Familiar. Todas as datas em função de mudar o sistema foram prorrogados e estão vencendo este ano tá, aí o produtor deve acessar o próximo custeio o investimento ele tem que estar com a Pronaf ativo. Mudou o sistema, hoje a gente tem que digitalizar todos os documentos do Produtor dos seus dependentes da área de terra, ele tem que assinar uma declaração lá tem que trazer os blocos a gente tem digitalizar e postar no sistema e através do gov.br. O sistema é lento não às vezes fica uma semana e não anda tu não consegue fazer trava na apresenta estabilidade então a gente é simples produtores já começar a procurar sindicato". (Gilberto 1)
A entrevista completa com detalhes da safra de verão e outros pedidos está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..