Thiago Portella, Chefe do escritório da Emater e Gilberto Welzel, Técnico em agropecuária do escritório municipal da Emater, destacam detalhes do Plano Safra. Thiago inicia a conversa:
"O Plano Safra, ele entrou em vigor agora no mês de julho, então o governo tá repassando as verbas já para as instituições, e algumas instituições que já estão com as suas linhas, já estão destinando as linhas para o financiamento dos Agricultores, outros estão um pouquinho mais atrasados, ainda não começaram a liberação dos recursos, mas já estão aceitando as propostas de tanto de custeio também como investimento. As principais instituições aqui de Tupã já estão aceitando as propostas, enfim os produtores elaboram suas propostas, então a gente até trouxe hoje, um resumo que a gente vai apresentar das principais linhas, até para a família já tá ciente de qual é a taxa de juros, qual é o prazo de pagamento melhor, para enfim, estar fazendo seu financiamento da sua lavoura ou do seu investimento na sua propriedade, e esse ano, teve um incremento em 28%. Hoje tá em 435 bilhões que vai ser destinado para os financiamentos das atividades da Agricultura no Brasil". (Thiago 1)
Thiago diz que a taxa de juros hoje, está em 5% e têm alteração para o milho, limitado em 20 mil reais, têm a porcentagem de 4% no juro. Gilberto fala sobre o enquadramento do grupo V, o qual não haviam recebido fundo de financiamento, e neste ano, houve recebimento:
"A gente estava sem recurso até o último ano dentro da questão do Mais Alimento, e agora voltou, então tem algumas questões, algumas atividades, principalmente onde a produção de alimentos por subsídios da família e para comercialização, os alimentos básicos, a taxa de juro hoje baixou para 4% ao ano. Também têm a questão do enquadramento, mas em algumas atividades basicamente que a produção de alimento, produção de subsistência, tem um juro mais barato, mais baixo, aí as demais operações ah, um equipamento, alguma coisa assim, o juro é em torno de 5% para a maioria das atividades, e algumas, 6%. Teve algumas atividades que baixou o juro né outras não". (Gilberto 1)
A entrevista completa, com maiores detalhamentos referente ao Plano Safra 2023, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..