Em entrevista ao Variedades o Presidente da Cooperativa Agropan, Juarez Bay Nascimento, comenta sobre os 50 anos da cooperativa.
A Cooperativa Agropan completa 50 anos neste dia 30 de dezembro. Ainda menino, Juarez já acompanhava a trajetória da Agropan lá nos primórdios. Juarez lembra que a Agropan nasceu aqui no município, quando a principal atividade era a pecuária de corte realizada pela grande Cooperativa Rural Serrana no frigorifico. No final dos anos 50 e início dos anos 60, a atividade agrícola começa a aparecer na região, impulsionada pela cultura do trigo no Estado. (Juarez 1)
A grande maioria das cooperativas do estado começaram pela cultura do Trigo. Depois do Trigo, a cultura da soja surge. Juarez lembra que, na época, os pioneiros da cultura da soja, tinham dificuldades para comercializar, adquirir insumos e realizar o armazenamento dos grãos. As colheitas da época, eram enviadas para outras cidades próximas, principalmente a Quarta Colônia que teve um papel importante no momento. (Juarez 2)
A partir destas necessidades e demandas, a Cooperativa Agropan surgiu para atender e desenvolver o comércio local, pois os produtores buscavam os materiais fora da cidade. (Juarez 3)
A formação da presidência da Cooperativa Agopran começa com fundador e primeiro presidente da cooperativa que foi o Eduardo Ribeiro Bonumá. Na sequência de presidente, a cooperativa foi presidida por Técio Zago, Glênio Fernandes Pinto, Fernando Franco Ferreira, Luis Adolfo Bittencourt Dias, Eduardo Bonumá, Valdir José Mingott e, o atual presidente Juarez Bay Nascimento. (Juarez 4)
A Cooperativa Agropan hoje está estabilizada economicamente e atualmente possui 21 unidades, sendo que a unidade de Estrela ainda está desativada. As unidades Coimbra e São Miguel já estão operando e a de Eugênio de Castro, por acordos comerciais, a Camero ainda estará operando lá por mais três anos. (Juarez 5)
Ao longo dos últimos anos, a cooperativa recebe em média 5 até 6,5 milhões de saca, em uma safra normal. Isso representa, aproximadamente 50% dos grãos de soja, na região de abrangência em que esta inserida. Os outros 50% são comercializados pela concorrência e os armazéns próprios. (Juarez 6)
A Agropan se destaca ao longo desses 50 anos pela sua solidez e sua participação no comércio, com lojas de insumos, de peças, fábrica de ração e a loja de eletrodomésticos. Toda essa diversidade para atender melhor o associado e a comunidade em geral. (Juarez 7)
Para o futuro das cooperativas, existem um aceno para que as cooperativas realizem projetos de Inter cooperação entre a cooperativa Agropan e outras cooperativas. Já existe um projeto e já existe uma plataforma digital, chamada de SmartCoop. Estarão 21 cooperativas incluídos nessa plataforma para realizar todas a comercialização, área de compras e as áreas técnicas das cooperativas. Assim como todos os associados também estarão cadastrados na plataforma. (Juarez 8)
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..