Notícias

Economia Local

Equipe da Prefeitura Municipal de Tupanciretã esclarece informações sobre auxílios de reconstrução

10/06/2024 11:06:31

Barbara Almeida Terra, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, e Tarcyla Elgart Caraceck, Coordenadora de Habitação, concederam entrevista à Rádio Tupã buscando divulgar informações sobre o auxílio reconstrução, auxílio aos danos causados pelas enchentes:

"Tem pessoas, os remanescentes, têm muitas pessoas que estão entrando em contato dizendo que foram atingidos, tiveram que sair, mas que naqueles dias não buscaram pelos serviços. Então esse público remanescente poderá vir nos dias que serão passados ali depois, para fazer o cadastro, só que eles terão que comprovar de alguma forma que eles foram desabrigados ou desalojados naqueles dias devido à questão do crime de falsidade ideológica. Cada família vai ter só uma pessoa que pode ter direito ao auxílio reconstrução. Se for 5, 6 pessoas da mesma família que vierem se inscrever não pode, é uma pessoa só que é o chefe de família, o núcleo, uma pessoa do núcleo familiar e essa pessoa então deverá prestar essas informações verdadeiras. O município então vai bater os dados que nós temos aqui, e depois que escritas, cadastradas dentro do sistema do Governo Federal dessas famílias, aí o governo vai bater os dados dessas pessoas lá no sistema deles" (Barbara 1)

Posteriormente a pessoa terá de acessar os dados pelo site do Gov.br para saber se o valor será depositado ou não. Tarcyla detalha essa força-tarefa de cadastramento a ser realizada pelo município:

"A gente vai fazer um mutirão nos dias 12, 13, e 14 das 7h30 da manhã às 12 horas no Corujinha Aquarela. Serão somente nesses dias a população que foi desalojada ou desabrigada. Como a Bárbara falou, a gente só teve um desabrigado no município, todas as pessoas que foram desalojadas, que tiveram que sair de sua residência temporariamente e já puderam voltar para suas residências ou que saíram algumas horas naquela noite ou naqueles dias que deu as chuvas fortes são consideradas desalojadas. Então essas pessoas devem procurar nesses dias, ali no Corujinha, com a documentação, o CPF do responsável familiar e de todos os ocupantes da família. Então eles precisam vir já com essa documentação. Para o cadastro no Governo Federal a gente precisa o CPF, o nome e o CPF do responsável, e preferencialmente, mulher" (Tarcyla 1)

A Defesa Civil municipal já tem um mapeamento das áreas, para auxiliar no reconhecimento. Na documentação é importante também levar o CPF de todos que moram no domicílio afetado, endereço e comprovante de residência, foto impressa do domicílio afetado e possuir conta no site Gov.br. A entrevista completa sobre o auxílio está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Equipe Prefeitura
  • 3
  • 2
  • 1



Buscar
Categorias
Arquivos