Notícias

LocalSaúde

Equipe da Saúde de Tupanciretã convoca a população a participar de conferências sobre a saúde no Município

31/03/2025 10:03:04

Daiane Aparecida Martins do Reis, Coordenadora da Vigilância em Saúde e Lusane Viana Rodrigues, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, convidam toda a comunidade para participar de dois importantes eventos no dia 2 de abril de 2025:

"Esse momento que a gente vai construir, vai elencar as principais propostas para o nosso plano Municipal de Saúde, e esse plano que vai nos direcionar. Então a gente tem um tema, um tema dessa conferência que é garantir direitos e defender o SUS à Vida e a Democracia, amanhã vai ser outro dia, e temos quatro eixos dentro desse tema que é o Brasil que temos e o Brasil que queremos, o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas, garantir direitos e defender o SUS a vida e a democracia, e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Então ele é extrema importância, a nossa última conferência Municipal da Saúde foi há dois anos atrás onde foi definido o delegado, onde foram levadas essas propostas para etapa estadual, e agora esse plano, essa conferência ela também tem um caráter obrigatório justamente para construção do nosso plano Municipal da Saúde devido a sua importância. É ali que a gente vai definir e a gente precisa definir com todos os atores, com todos os pacientes, com todos os nossos usuários que fazem parte do nosso Sistema Único de Saúde". (Daiane 1)

A 11ª Conferência Municipal de Saúde, ocorre das 08h às 12h e a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, das 13h às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores. Lusane destaca a importância deste conhecimento:

"Algo extremamente importante, há mais de 12 anos era muito cobrado isso aqui no município, eu não sei se hoje a relevância ainda continua nessa dimensão, mas era muito cobrado porque a gente ficava quanto o empregador muitas vezes a gente não conhecia muito acerca dos direitos, das responsabilidades, dos deveres quanto empregados e empregadores, então eu acredito que o pessoal do agronegócio não vai conseguir se fazer presente que era o pessoal que mais cobrava da gente para ter mais informações acerca, muito comum acidentes de trabalho nesses setores, não que em outros não aconteça, mas nesses setores o risco é maior. Quando se fala saúde mental, eu me alegro, porque eu acredito que se perde grandes profissionais, eu venho de grandes empresas, tive o privilégio de fazer parte de departamentos pessoais de grandes empresas e a gente perdia grandes profissionais por causa que a gente não conseguia cuidar de saúde mental. Quando que acontece isso lusane? Muitas vezes os profissionais estão extremamente sobrecarregados, trabalho com metas, com muitos números e números que não são cifras comuns, e as pessoas vão ao decorrer do tempo acumulando muita responsabilidade, a sua mente vai cansando, e as empresas não olhavam para esse lado dizendo: esse profissional hoje não tá respondendo, hoje não tá atingindo as metas, porque está com algum desgaste emocional psicológico. Não, as empresas simplesmente demitia". (Lusane 1)

Os encontros trarão palestras e debates essenciais para aprimorar as políticas de saúde no Município. A presença da população é fundamental para a construção de um sistema de saúde mais acessível e eficiente. A programação completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Equipe da saúde
  • Programação A
  • Programação 2
  • Programação 1



Buscar
Categorias
Arquivos