Natana Moreira, Coordenadora do CRAS (Centro de referência de Assistência Social Casa das Famílias) e Gabriel Vianna, Coordenador do Programa Bolsa Família, retornaram à Rádio Tupã, para falarem sobre a atualização com o CRAS para manutenção cadastral pertinentes ao Cadastro Único:
"Mais uma vez nós do CRAS estamos aqui, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, fazendo esse chamamento. Eu, Natana, sou uma família unipessoal, eu fiz o meu cadastro dia 15 de julho, eu preciso fazer? Sim, precisa fazer, porque essa é uma portaria que foi emitida dia 31 de julho, e nós então a partir disso começamos a trabalhar com ela. Com relação a números, nós tínhamos aproximadamente 820 famílias unipessoais no município e a gente percebe que aproximadamente 30% dessas famílias foram até o CRAS e nós estamos falando do dia 26, semana que vem, e aí a gente buscou algumas medidas, como o CRAS volante, a gente foi em algumas comunidades, depois disso fomos inclusive para o Espinílio que tem uma ouvinte aí sintonizada, fomos para São Bernardo, e estamos indo até o bairro Marcel Terra que é um bairro mais distante, mais populoso. Estamos em parceria com as EMEIS, com a MF, então assim, através da Secretaria de Educação, as escolas abriram suas portas, divulgaram para as famílias, e a gente tá lá hoje". (Natana 1)
Qualquer dúvida pode ser sanada pelo 3272-1140. Gabriel comenta a respeito do Público a ter o seu Cadúnico:
"O Cadastro Único tem o público-alvo de famílias de baixa renda, ou seja, aquelas que possuem renda per capita de até meio salário, então famílias unipessoais ou famílias com mais de um integrante no domicílio, podem se cadastrar desde que se enquadre nesse critério de renda, ou que tem o objetivo de participar de algum programa ou serviço do Governo Federal. Pode, sim, se cadastrar no cadastro único desde que como eu falei, ela tenha por objetivo participar de um programa ou serviço social nas três esferas do Governo Federal, Estadual e Municipal, por exemplo, nós temos os cursos do Corujinha e para participar dos cursos profissionalizantes tem que ter o cadastro". (Gabriel 1)
Para manutenção cadastral, a equipe pede de preferência, para as pessoas levarem sua carteira de trabalho ou bloco de produtor rural, para auxiliar no cadastro, esclarecendo a renda. A entrevista completa, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..