Natana da Silva Moreira, Coordenadora do CRAS e Gabriel Silva Viana, Coordenador do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, concederam entrevista à Rádio Tupã, pois irá acontecer o lançamento do novo sistema do Cadastro Único, no dia 17/03, em todo país:
"É um instrumento de identificação social utilizado em todo o país para vários programas e serviços, não só para o bolsa família, então quando nós pensamos em trazer informação para a população, nós sabemos do nosso compromisso enquanto Assistência Social de trazer a informação e acesso aos direitos porque através da informação que as pessoas têm conhecimento dos seus direitos então a gente pensou em vir para rádio por essa amplitude, porque hoje nós temos mais de 5.160 famílias vinculadas ao Cadastro Único, então isso nos dá uma média de mais de 10 mil pessoas, então a gente tá falando mais ou menos numa parcela de 50% da população e de beneficiárias do programa Bolsa Família temos 2.200 famílias, então a gente tá falando de transferência de renda de garantia dos mínimos sociais e também da economia, porque isso afeta a economia local da cidade. Então as pessoas entenderem o que tá acontecendo, entenderem como vai acontecer. O Cadastro Único vem sendo aprimorado a cada ano, a gente vem acompanhando isso nos nossos serviços e hoje o novo Cadastro Único ele vai cruzar novos dados, vai ficar mais fidedigno na realidade das famílias, e também para entenderem porque hoje as famílias estão indo ao CRAS, elas estão indo, estão buscando atendimento a atualização do cadastro ou novo cadastramento que na pandemia a gente percebeu essa procura, a amplitude do cadastro e hoje elas estão tendo agendamento lá já para o mês de abril". (Natana 1)
Gabriel destaca:
"A principal mudança é a que o sistema atual, ela é desenvolvida pela Caixa em parceria com MDS, e a partir de a partir do lançamento do novo sistema ele vai ser desenvolvido pela empresa de Tecnologia da Previdência exclusivamente. Uma empresa assim muito focada em cruzamento de dados e aperfeiçoamento através da Inteligência Artificial, então o objetivo desse novo sistema vai ser assim, trazer um aprimoramento, trazer primeiro a capacitação dos profissionais que atuam na área, que fazem uso dos sistemas, mas também trazer um aprimoramento na coleta das informações, tornar essas informações mais fidedignas justamente para evitar fraudes e garantir também que os recursos disponíveis do Governo Federal, recursos que saem muitas vezes dos nossos impostos, cheguem a quem realmente precisa que são famílias em situação de vulnerabilidade". (Gabriel 1)
Diante desta atualização, a equipe fica à disposição da comunidade, atendendo em seu escritório localizado próximo do posto de saúde do centro, ou pelo (55)996-644-531. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..