Notícias

LocalEducação

Equipe do CREAS de Tupanciretã chama atenção para o Junho Violeta

18/06/2025 11:06:23

Celebrado em 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça a importância de proteger os direitos das pessoas idosas e denunciar qualquer forma de abuso, seja físico, psicológico, financeiro, negligência ou abandono. O Junho Violeta foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Elaine Barcelos, Coordenadora do CREAS e Carla Cheloti Ceolin, Técnica de Referência Psicóloga do CREAS, trouxeram informações da realidade em Tupanciretã:

"Então o CREAS é um serviço dentro da secretaria de Desenvolvimento Social, onde tem técnicos, eu sou psicóloga, tenho a colega que é assistente social, juntamente com a nossa coordenadora Elaine, nós então atendemos todo e qualquer público que passou e está passando por situação de violência, por isso que ele é um centro especializado então quando já houve uma situação de violência e de violação dos seus direitos, hoje pensando no mês de conscientização para que a gente possa estar olhando para os nossos idosos, chega-se muito pela nossa rede de atendimento, e hoje eu trago uma atenção que tem chegado muitos casos pelo Disque 100. O Disque 100 ele é lá em Brasília, onde as pessoas ligam de forma anônima e relatam a denúncia, o que tá ocorrendo contra qualquer idoso e tem chegado bastante. Nesses últimos três meses no nosso município, então vem encaminhado para a Polícia Civil que é o órgão que vai fazer a investigação e aí então a delegacia nos encaminha e o nosso trabalho é buscar esse idoso, buscar esses familiares, e entender o que está acontecendo baseado no relato dessa denúncia". (Carla 1)

O Disque 100, serviço gratuito e acessível para registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos, registrou mais de 657,2 mil denúncias em 2024 – um aumento de 22,6% em relação a 2023, quando foram registradas 536,1 mil ocorrências. O número de violações também aumentou, passando de 3,4 milhões, em 2023, para 4,3 milhões, em 2024. Elaine reforça:

"Que as pessoas tenham a coragem também de fazer essa denúncia, então nós da equipe do CREAS estamos aqui para fortalecer essa população que às vezes tem essa dúvida, nós temos o nosso conselho do idoso também, através da presidente Iara Bessestil que hoje a gente percebe assim que o conselho do Idoso está bem ativo em Tupanciretã, já fizeram uma conferência do idoso, foi divulgado também, a gente trata também no dia 30, a gente vai fazer uma blitz a respeito do Junho Violeta, vamos levar mais informações a comunidade. Então hoje a gente vem aqui trazer um alerta para as pessoas que estão nos ouvindo, se alguém tem algum uma denúncia que pode fazer pelo Disque 100". (Elaine 1)

A entrevista completa sobre o assunto está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • CREAS



Buscar
Categorias
Arquivos