No sábado é realizado a distribuição da Centelha da Chama Crioula em Tupanciretã, iniciando assim, a Semana Farroupilha oficialmente, e neste ano, o sábado terá uma programação estendida desde às 14 horas, conforme relata Rosani Taschetto Didoné, Secretária de Esporte e Cultura:
"Observamos que muitas pessoas ligadas ao tradicionalismo vêm conquistando inúmeros troféus e medalhas em atividades relacionadas à 9ª Região Tradicionalista. Além disso, também foram feitas homenagens a grupos de fora do município de Tupanciretã, mas que igualmente contribuem para elevar o nome da nossa cidade.
Temos pessoas com um diferencial incrível que se destacam em toda a região, que é composta por 22 municípios. Para se ter uma ideia, no dia 15 de novembro estivemos presentes com o senhor Antônio na distribuição da Chama Crioula para esses municípios.
Já neste sábado, dia 13, será realizada uma nova distribuição. O grupo de cavaleiros, localizado na Caneleira, na propriedade da Lívia e do Vinícius, partirá de lá para levar a chama a todas as entidades". (Rosani 1)
Neste ano o tema é "Ondas Curtas para uma História Longa", o Centenário de Darcy Fagundes, 70 anos do programa de rádio o Rodeio Coringa, e Antônio Oliveira, Patrono da Semana Farroupilha de Tupanciretã, comenta sua relação com este tema:
"Miguel, muito grato por tudo isso, por homenagear o meu ídolo. Na época, eu aprendi um pouco de música e de trova ouvindo a Rádio Farroupilha. Recordo do Rodeio Coringa, em noites de gala, onde o Darci inseria a trova no final do programa. Sempre havia essa disputa, e dali se destacaram nomes como Gato Preto, Luiz Miller, Formiguinha Portela, Della Viva e Valdomiro Melo. Todos eles nasceram artisticamente na Rádio Farroupilha.
Além disso, muitos conjuntos foram revelados lá. Darci também atuava como empresário, vendendo e empresariando grupos musicais. Foi um grande declamador, vindo da cidade de Alegrete, filho do seu Euclides. Hoje, o neto herdou o nome: Euclides Fagundes.
Só temos boas lembranças do Darci. No seu programa, havia uma triagem rigorosa para quem queria se apresentar. Não bastava chegar e pedir para cantar; primeiro, era necessário passar pela avaliação de Luiz Menezes, que fazia a seleção dos artistas. Isso garantia a qualidade musical da rádio, que ficava no ar o dia inteiro.
Foram inúmeros os talentos que surgiram no programa do Darci Fagundes. Até mesmo os donos de bolichos aproveitavam o sucesso: compravam rádios Philips enormes, instalavam antenas e reuniam gaúchos e não gaúchos para ouvir e apreciar a música tradicionalista. Assim, faturavam bastante, vendendo bebida até o final do programa. Isso no Jari". (Antônio 1)
A programação dos Festejos Farroupilhas em Tupanciretã e a entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..