Notícias

LocalCultura

Equipe organizadora do 1º FESTCANTU repercute o acesso dos semifinalistas a próxima fase

09/06/2022 10:06:02

Durante a quarta-feira (8) foi divulgado a lista de classificados a semifinal do 1º FESTCANTU, e para repercutir o resultado dos mais de 50 artistas municipais classificados, Margot Virgínia de Souza, Oficial de Cartório, Syomara Herter Terra, Professora e Rosani Didoné, Secretária de Educação, concederam entrevista à Rádio Tupã.

Integrantes da comissão organizadora, e atuantes neste primeiro momento de triagem, Syomara inicia a entrevista comentando sobre a antecipação da divulgação dos classificados:

"Como o trabalho foi realizado, ficou pronto, a gente achou que não havia necessidade de ficar guardando isso porque quanto antes divulgado, as pessoas têm maior chance, maior possibilidade de se aprimorar né, e começar a estudar e também com a categoria juvenil e infantil a gente pretende fazer um trabalho vocal e corporal, porque tem muitas pessoas nessas categorias que nunca cantaram. Tem crianças que nunca cantaram, nunca tiveram aula de músicas, escolas não tem mais no currículo escolar a aula de música, então eles não cantam nas escolas, eles cantam em casa talvez acompanhando alguma música, agora subir em um palco e interpretar uma música é difícil. Então a gente pretende fazer um trabalho nesse sentido". (Syomara 1)

Preocupada com a qualidade e aprendizagem vocal, Margot ressalta a importância dos artistas entenderem a sua conduta vocal para executar a canção com maestria:

"Temos que preparar essas crianças e esses jovens para o tom adequado. Eu posso até cantar uma música de algum cantor americano em inglês de fora assim e pegar o tom dele, mas esse é o tom confortável para minha estatura de voz? Pode ser que não né e se tu canta junto com o cantor e tenta fazer o que ele está fazendo, no tom dele que às vezes pode ser mais baixo, principalmente nas infantis, na juvenil, aí tu tende a dificultar a tua interpretação porque tu vai tá com uma pressão nas pregas vocais e de respiração e tu não vai ser pleno na tua interpretação". (Margot 1)

Com 77 inscritos, um número bastante expressivo de interessados pela arte, Rosani fala sobre a dedicação da equipe organizadora realizada ativamente nas escolas, despertando muitas vezes o lado artístico do aluno:

"Elas fizeram um trabalho de ir até as nossas escolas né. A princípio as crianças a gente via que haviam interesse, as direções da escola também, mas uma preocupação porque a criança ela tá vindo crua nesse sentido, então havia uma necessidade de se trabalhar um pouquinho a voz, que foi o que as nossas professoras aqui fizeram dentro da nossas escolas. Foi um trabalho assim incrível, e a gente vê que esse número foi para nós bastante expressivo, porque a gente tava até preocupada que não tivéssemos um número elevado de alunos e esse trabalho pelas escolas, e pela secretaria também de fazer com que eles participassem foi importante". (Rosani 1)

Agora, os artistas intensificam seus treinos, para realizarem a etapa de semifinal, e os 8 melhores, realizam a final no dia 3 de julho na Casa de Cultura. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • FestCantu



Buscar
Categorias
Arquivos