O Diário Oficial da União do Estado, publicou no dia 15 de agosto, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, a qual regulamenta o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais. Esta normativa teria sua data a ser vencida, no dia 30 deste mês, porém ganha uma nova data, para o dia 1º de janeiro de 2023.
Márcio Teixeira Dias, Vice-prefeito Municipal de Tupanciretã e Secretário de Desenvolvimento Rural, Industrial e Comercial, conversou com a redação da Rádio Tupã, a respeito desta mudança:
"Então está novamente prorrogado a exigência para que tanto na hora da compra, como na aplicação desses produtos, nós estamos obrigados então aí somente a partir do dia primeiro de janeiro de 2023. Até lá então estamos aí continuando esse trabalho de orientação e convocando os nossos agricultores e aplicadores, o operador da máquina, tanto faz ser terceirizado, empregado ou ser o próprio proprietário da lavoura, que realiza a aplicação desses produtos." (Márcio 1)
Em relação a Tupanciretã, Márcio esclarece os efeitos desta mudança, destacando que a primeira parte, quanto aos cursos e entendimento das aplicações, os tupanciretanenses já realizaram, faltando apenas a questão burocrática, sendo esta, a segunda fase:
"A parte burocrática que é o cadastro, a regulamentação, a realização das novas senhas para entrada no sistema, muitos desses agricultores e aplicadores que fizeram curso, ainda não realizaram essa parte, a segunda fase do treinamento e capacitação que é essa parte burocrática, que tem que fazer um cadastro dentro da Secretaria da Agricultura, Pecuária, e Desenvolvimento Rural do Estado. Aqui em Tupanciretã, nós estamos realizando esse cadastro e a senha, na Inspetoria Veterinária, e as empresas que estão fazendo a comercialização, tanto empresa como cooperativas, estão realizando suporte para os agricultores. Também o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza este suporte juntamente com a orientação também da Emater, que são as entidades que estão realizando esses cursos de orientações." (Márcio 2)
Ao final, Márcio destaca a cima de tudo, este prazo até o primeiro dia de 2023, para os demais agricultores e produtores, que ainda não realizaram o curso, busquem realizar para estar em dia com as leis do Estado. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Industrial e Comercial, além das entidades da Emater e Sindicato Rural dos Trabalhadores, está a disposição para sanar às dúvidas, e também estarão divulgando novas datas dos cursos.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..