Na manhã de terça-feira, o saudoso Miguel Chiapetta Cardoso, Prefeito de Tupanciretã em quatro oportunidades, e atuante nas Forças da Paz da ONU, recebendo a condecoração Boina Azul, além da distinção do Nobel da Paz da ONU, foi eternizado nas mediações da Prefeitura de Tupanciretã.
Instalado na entrada do prédio, o busto foi inaugurado com a presença de autoridades municipais, como do Presidente do Legislativo, Luis Valmor da Silva França, do Prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, e do idealizador deste projeto, Vereador Carlos Augusto, e dos colegas combatentes de Miguel. Iniciando o evento, Vereador Carlos lembra, no microfone, do legado de Miguel em sua vida:
"Convivendo com ele, aprendendo, aprimorando tudo aquilo que eu tinha da minha família, que é o respeito, a educação, a hierarquia, saber aquilo que é bom para as pessoas, como ele foi uma excelente pessoa para todos em nossa comunidade. Aí tá de testemunha, construiu praticamente na cidade, falo também do prefeito Gustavo que é meu amigo, meu irmão, nos criamos aí na ideia que eu trabalhei pro tio dele, ele é um pouco mais novo que eu, mas tivemos aí um convite de mais uma década, então fico feliz por todos os prefeitos, a gente ter uma parceria, e o seu Miguel sempre que a gente sentava para conversar, sempre tinha uma palavra boa para dizer, uma orientação boa, e eu continuei nas mesmas linhas que ele, sempre de não mentir para as pessoas, não humilhar as pessoas, ter palavra, ser honesto, e isso é porque eu tenho por prioridade até hoje" (Carlos 1)
O Presidente do Legislativo, Luis Valmor da Silva França, falou em seguida, lembrando da atuação de Miguel na Câmara de Vereadores:
"Pelo que fez, pelo que representou para nosso município, para que representou para nós, povo de Tupanciretã, inclusive ontem, eu fazia umas visitas no bairro Marcial Terra, conversando com as pessoas, e muitos deles me diziam: Catite, é amanhã né que vai ter uma homenagem para o seu Miguel lá na prefeitura, e carinhosamente como todos chamava o seu Miguel, então nós colegas, vereadores, tivemos a oportunidade de conhecer esse grande homem, esse grande ser humano que tivemos como colega na Câmara. Presidente da Câmara, diretor, e a gente mesmo, muitas vezes nos aconselhava com ele, tirava alguma dúvida de alguma coisa que podia ou não, ele sempre daquela maneira dele sério". (Luis 1)
Em seguida, os integrantes do Batalhão Suez, entregaram uma condecoração de Ordem do Mérito, ao vereador Carlos Augusto, pela nobre iniciativa desta homenagem. O Presidente da Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão de Suez, Sérgio Luis Dias, tomou uso da palavra para agradecer:
"O que foi o Batalhão de Suez: foi a primeira força de paz criada pela ONU, a Unef, Força de Emergência das Nações Unidas, e por 10 longos anos, de 1957 a 1967, enviou 20 contingêntes para o Oriente Médio, na Faixa de Gaza, fronteira do Egito e Israel. O Batalhão é detentor do maior Laurel recebido pelas Forças Armadas Brasileiras, o prêmio Nobel da Paz de 1988, portanto, somos os únicos brasileiros que temos Nobel da Paz". (Sérgio 1)
Por último, encerrando o ato de inauguração, o Prefeito de Tupanciretã toma uso da palavra:
"Muitas situações, muitas obras realizadas, principalmente num passado do nosso município, tentaram ser apadrinhadas por outrem, e nos meios de comunicação, enfim, mas o recado que se deixa a essas pessoas que buscam lugar na vida pública é que realizem obras, façam as suas obras, e a comunidade assim reconhecerá. Exemplo o que estamos vendo hoje. Os senhores, assim como eu, integramos um grupo seleto de gestores municipais, coincidentemente do partido Progressista e que entregamos obras e é isso que a comunidade espera de um verdadeiro gestor municipal" (Gustavo 1)
A solenidade completa, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..