A votação da Consulta Popular 2025 foi prorrogada até as 17h de domingo (12/10). A decisão visa ampliar o tempo disponível para que a população gaúcha participe do processo de definição das prioridades regionais que irão compor o orçamento estadual de 2026. A escolha é realizada de forma online. Os cidadãos podem votar de duas maneiras:
por meio do site oficial da Consulta Popular
pelo WhatsApp: enviando a palavra “voto” para o número (51) 3210-3260
Para validar o voto, é necessário informar o número do título de eleitor. Caso não tenha o número em mãos, o sistema disponibiliza um link direto para consulta no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conforme reforça Adílio Aloizio Serpa, Coordenador da secretaria do desenvolvimento do agronegócio e representante do município no COREDE Central:
“É fundamental a participação da comunidade, tanto do interior quanto da cidade, para que o nosso município possa participar da divisão dos recursos que serão disponibilizados pelo Governo Estadual.
Quero fazer um chamamento aos amigos, vizinhos e conhecidos para darem essa força! É muito fácil votar: basta acessar o site da Consulta Popular. Tenha em mãos o título de eleitor, mas, se não tiver, o próprio site oferece um link direto para você encontrar o número — é tudo bem simples e rápido.
Quem tiver alguma dificuldade pode pedir ajuda a um familiar ou amigo, que vai dar tudo certo.
Contamos mais uma vez com a participação de toda a comunidade, para que o nosso município possa avançar no desenvolvimento da agroindústria familiar e do turismo rural, aproveitando todas as oportunidades de movimentar a nossa economia.
É só acessar o site da Consulta Popular e registrar o seu voto. Muito obrigado!” (Adílio 1)
A Consulta Popular é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com os Coredes. Em 2025, o programa destina R$ 60 milhões para aplicação nas demandas selecionadas. Os recursos serão distribuídos entre as regiões com base em critérios técnicos. Tupanciretã busca o voto da comunidade na primeira opção, do projeto de Infraestrutura para o desenvolvimento do turismo. Conforme Adílio comentou para a redação, faltam pouco menos de 100 votos para conquistar o valor.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..