Fátima Savian, Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tupanciretã, concedeu entrevista à Rádio Tupã, para falar das atividades que estão ocorrendo durante o mês de outubro, simbolizado com a cor Rosa.
"Nós iniciamos no dia 3, agora de outubro, enfeitando lá a rótula com rosas, porque se enfeita a rótula, já ficou uma tradição, costume, chama a atenção, e tudo que você veste, tudo que a gente usa, agora a roupa rosa, do lacinho no peito, isso tudo é para chamar atenção, mas não por bonito, por moda, mas para que as pessoas, principalmente as mulheres nesse mês, procure um ginecologista. Nós temos a Secretaria Municipal que atende, então nós não estamos desamparados, podem procurar a Liga. Eu tenho direto nas palestras, falo que se tiver alguma negatividade de algum exame, alguma coisa, nos procure. A gente vai junto, vai tentar conseguir, e eu tenho impressão que a gente consegue mesmo." (Fátima 1)
Recentemente, a entidade, sem fins lucrativos, completou 47 anos ininterruptos de atividade. Fátima comenta sobre os custos, sendo que hoje, a Liga atende 90 mulheres:
"E para atender esses 90 pacientes, eu volto sempre naquela chave: se nós não tivermos dinheiro, nós não atendemos. Nós estamos gastando, mês passado, em nossa conta geral, em torno de R$ 8.000,00 e esse valor é um dinheiro grande para uma entidade pequena. Nós não fizemos o Arroz Amigo de novo esse ano, houve dificuldades, as professoras estão com muito trabalho nas escolas, aí nós para assumir sozinhas meio só, a gente também ficou receosa, dia 21 de dezembro, se Deus quiser, eu vou fazer 70 anos, então a idade a gente sente. Não adianta dizer que não, pesa um pouco, eu tive problema de saúde ano passado, então tudo são coisas que agora eu tô colocando na balança. Está começando a pesar também para o meu lado, eu também tenho que me cuidar um pouquinho, então eu faço a liga como tu sempre diz, eu fico muito agradecida, eu faço com muito carinho, com muito amor, mas ao mesmo tempo, a gente já tem que começar a pensar o que eu posso e o que eu não posso." (Fátima 2)
Fátima declarou que a Liga terá, futuramente, uma nova eleição para sua diretoria, e ela já está pedindo para as colegas organizarem uma nova chapa para assumir a futura gestão. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..