Notícias

LocalPolícia

Filho de Tupanciretanense está detido em Brasília, desde o dia 8 de janeiro

13/01/2023 05:01:30

Filho de Tupanciretanense, Eduardo Zeferino Englert, de 41 anos, consta na lista de pessoas presas pela invasão à Praça dos Três Poderes em Brasília no domingo (8).

O advogado Marcos Azevedo, informou que ele está bem, detido no presídio da Papuda, sendo bem tratado sem problemas de agressão ou algo do gênero. Houve uma audiência de custódia com um juiz daquela Comarca. O Juiz declarou não ter competência para julgar o caso, uma vez que, pela determinação do ministro Alexandre de Moraes, somente ele pode atuar nos julgamentos.

"A situação de Eduardo ela é mais ou menos o seguinte: ontem nós tivemos Audiência de Custódia dele, com um pouco de atraso, tendo em vista a quantidade do de pessoas que foram detidas naquela ocasião, então tivemos aí tendo em vista a prisão dele no domingo à noite, audiência deveria ter ocorrido na segunda-feira, infelizmente não correu. Só ocorreu na data de ontem (sexta). O Eduardo tá sendo bem cuidado, comentário dele, estão sendo muito bem cuidados, muito bem atendidos e muito bem assistidos, para tranquilizar também a família dele nesse sentido". (Marcos 1)

Segundo o advogado, ele está sendo acusado baseado no artigo 359L e 359M do Código Penal que trata de ações contra o Estado Democrático de Direito. Segundo o advogado, é estranha esta acusação, uma vez que Eduardo chegou a Brasília horas após ter ocorrido as ações de vandalismo na Praça dos Três Poderes. O advogado afirma estar entrando com uma solicitação de relaxamento da prisão e um Habeas Corpus.

"Os cuidados estão sendo tomados juridicamente, sabemos que o Eduardo chegou lá, nós temos no pedido de abertura do próprio Eduardo para verificar geolocalização do celular dele, porque quando Eduardo chegou em Brasília, chegou lá na Esplanada, os atos de vandalismo já haviam ocorrido, então ele não tem qualquer vinculação com isso, não tem qualquer financiamento por parte de ninguém, foi o interesse dele ir para Brasília se manifestar de forma pacífica e ordeira, naquela situação. Então o que nós temos aí que o Eduardo não incorreu em qualquer conduta criminosa, até porque os artigos do Código Penal tratam sobre o assunto, eles são bem claro, sem detalhar que esse tipo de crime acontece mediante violência ou grave ameaça e basta uma simples análise das redes sociais do próprio Eduardo, que nós verificamos, dele ser uma pessoa extremamente pacífica". (Marcos 3)

Além desta situação, Marcos Azeredo pede atenção das pessoas, pois têm criminosos se passando por Eduardo, para aplicar golpe:

"É que existem pessoas se passando pelo Eduardo tá, tanto para tentar dar golpe na própria família, quanto para outras pessoas. Então a gente levantou esse cuidado aí, de repente algum simpatizante do ex-presidente possa querer financiar, de repente as pessoas se passam tentando dar golpe dizendo que ele precisa de uma Assessoria Jurídica, que ele precisa de uma Assessoria Médica, enfim, então acho que seria relevante levantar esse assunto". (Marcos 2)

No ato de domingo, pessoas invadiram as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Presidência da República, o Palácio do Planalto. Nos locais, eles quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

Foto: Rede Social


  • Eduardo



Buscar
Categorias
Arquivos