Notícias

LocalEducaçãoPolítica

Formatura da entrega do Casquete da Escola Cívico-Militar lota o Ginásio Ferreirão

30/06/2023 10:06:50

Durante a noite de quinta-feira, no Ginásio Ferreirão, ocorreu a solenidade do casquete da EMEF Cívico-Militar Coronel Marcial Gonçalves Terra para os alunos que ingressaram neste ano.

Estiveram na mesa de honra, Deputado Federal Tenente Coronel Zucco, criador da lei da escola, o Prefeito Gustavo Herter Terra, Deputado Estadual Capitão Martim, Presidente da Frente Parlamentar em apoio a adesão e manutenção de Escolas Civico-Militares do Estado, Vereador Benhur, vice-presidente do Legislativo, a Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Rosani Taschetto Didoné, o Diretor e Vereador Bladimir Pereira dos Santos, o Tenente Coronel QOEN Antonio Flores de Oliveira, 1º Tenente QTPM Eleno Alexandro Silva da Costa e Greici Kaus, Coordenadora da 9ª CRE.

Após uma emocionante e bela apresentação dos alunos, acompanhados da música executada pela banda da 3ª Divisão do Exército, executando sua ordem unida, e os recém-chegados, recebendo o casquete e registrando o momento com seus padrinhos, o primeiro a tomar o uso da palavra foi o Diretor da escola, o vereador Bladimir:

"Lembro que a disciplina é o segredo para o sucesso na escola e na vida. Quando seus pais ou responsáveis efetivaram sua matrícula na escola com vocês, assumiram o compromisso de cumprir com dedicação os deveres de estudante, pautados pelos princípios da ética e da moral, de ser leal à Pátria, agindo sempre com respeito, empatia ao próximo, e buscando o caminho para ser honrado cidadão brasileiro. Perceber esse processo de formação que oferece a própria dinâmica do aprendizado e do crescimento pessoal nos permite afirmar que ele mesmo não é fruto obviamente de meras prerrogativas individuais." (Bladimir 1)

Em seguida, Rosani Taschetto Didoné toma uso da palavra, enfatizando o futuro destes novos alunos, e a importância da aprendizagem:

"Uma noite para nós, emocionante de ver tantas crianças aqui, e tantas famílias, vendo que esta é uma educação que é isso que nós queremos, de crianças que são capazes de reconhecer a cidadania e o respeito, portanto, a escola e a família estão engajados nessa caminhada onde o casquete, que simboliza o compromisso, respeito, e responsabilidade com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico Militar Marcial Gonçalves Terra, seja transformação na vida e a esperança no futuro". (Rosani 1)

Em seguida, representando o Legislativo, o vice-presidente Benhur Terra fala ao microfone e aproveita para lançar um desafio ao prefeito:

"Prefeito, quero aqui fazer um desafio para o senhor, e quem sabe também para o deputado Zucco, e deputado, parabéns pela luta, pela garra, determinação, nós aqui estamos acompanhando o trabalho, não só do senhor, como dos seus pares que não está sendo fácil e tempos nebulosos virão, mas não desistem. Prefeito, precisamos de mais e mais e mais escolas cívico militares em Tupanciretã, e que essa escola, Coronel Marcial Terra, já é referência não só no Rio Grande do Sul, prefeito, como o senhor muito bem sabe, ela já é referência no Brasil inteiro, Deputado Zucco". (Benhur 1)

O Deputado Estadual Capitão Martim recebe o microfone, e com proximidade aos alunos, lembra de sua trajetória de formação em Escola Militar:

"Eu sinto que a gente está trabalhando nas consequências, a gente tá lutando contra doutrinação ideológica nas escolas, tá lutando por mais igualdade, está lutando por mais humanidade, tá lutando pelo Brasil, mas eu digo que a gente tem que trabalhar o quê: as causas de tudo isso, e as causas começaram no ensino, por isso que a escola cívico militar dá direcionamento nos nossos jovens, e eu digo pais, hoje a pergunta e o que eu me direciono é o seguinte: qual é o mundo que iremos deixar para os nossos filhos, mas pais e filhos, queremos deixar para o mundo, então, depende de nós esse direcionamento, esse trabalho, e aqui hoje eu falo, o Zucco me deu uma missão logo que eu cheguei: Martim eu estou brigando pelo Rio Grande lá no Congresso, brigando pelo Brasil, e aqui no Rio Grande do Sul a escola cívico militar precisa fortalecer e cada vez mais crescer". (Martim 1)

Em seguida, Deputado Federal Tenente Coronel Zucco, idealizador deste modelo de escola para o Estado, fala ao microfone, contente com a crescente da Escola, destacando o modelo e o avanço da mesma:

"Tava provocando o prefeito aqui, que Tupanciretã merece a segunda escola cívica militar né Prefeito, eu dou um jeito de ajudar de alguma forma. Quero dizer para os professores, mas principalmente para os alunos, nós precisamos lutar muito pela nossa educação, cada vez mais, nós estamos perdendo espaço para narrativas que não devem entrar em sala de aula. Na sala de aula, deve entrar a matemática, geografia, português, história, é o ensino, educação se faz em casa, mas o modelo cívico militar tem uma grande vantagem de trabalhar esses valores que eu chamo de atributos das áreas afetivas. A liderança, a iniciativa, o respeito com o colega, o patriotismo". (Zucco 1)

O Prefeito Gustavo Herter Terra toma uso da palavra, e anuncia estar preparando a ampliação para mais 240 alunos integrarem a Escola Cívico-Militar, além de buscar emenda parlamentar com o parceiro deste projeto, Tenente Coronel Zucco:

"Dizer que estou muito honrado de aqui ser lançada a frente parlamentar das escolas cívico-militar hoje pelo nosso Deputado Capitão Martim, e dizer que eu sou um modesto Prefeito, iniciante, de uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, mas eu sou o prefeito da Terra da Mãe de Deus, dizer que eu sou prefeito da melhor escola Cívico-Militar do Estado do Rio Grande do Sul". (Gustavo 1)

Antes de finalizar o cerimonial, o Prefeito Gustavo Herter Terra entregou a honraria Terra da Mãe de Deus ao Tenente Coronel Zucco, e de maneira oficial, lançam a frente parlamentar em apoio a adesão e manutenção das escolas Civico-Militares no Estado. A reportagem da Rádio Tupã, conversou com as autoridades sobre o assunto, iniciando com o Deputado Estadual Capitão Martim:

"Então essa frente em apoio às escolas cívico-militares é uma continuação da frente do Zucco, e eu digo a gente tem um sonho aqui no Rio Grande do Sul, queremos colocar uma escola em cada cidade do nosso Estado. São 497 municípios aonde queremos colocar uma escola civil-militar em cada município. Essa escola é modelo de ensino, os números mostram, é uma excelência, diminuindo a evasão escolar, não tendo mais a violência verbal, física, na sala de aula, e alegria, o direcionamento desses alunos, trazendo disciplina, educação, amor ao Brasil" (Martim 2)

Tenente Coronel Zucco comenta a respeito de suas ações no regimento parlamentar, incluindo a CPI dos sem terras:

"Vou falar para ele, já tô provocando, para gente ter uma segunda escola na cidade. Nós precisamos realmente mostrar a importância da educação. Não é um modelo que vai salvar o mundo, mas sim, é o modelo que tá tendo resultados com melhor Ideb, melhor disciplina, menos violência, seja patrimonial, seja pessoal. A gente viu tantos pais emocionados, tantas crianças felizes, e eu não tenho dúvida como um ex-aluno de uma escola, a importância deste programa. Por mais que a matemática continue sendo a mesma, a geografia continua sendo a mesma, o que a gente passa para eles fora da sala de aula, esses princípios, esses valores, essas valências, eles vão carregar para o resto da vida." (Zucco 2)

Após a emocionante cerimônia, o Prefeito Gustavo H. Terra conversou com a reportagem, fortalecendo a palavra sobre o futuro melhor, e a ampliação da Escola Cívico-Militar na Terra da Mãe de Deus:

"Eu entreguei o casquete para esses três alunos e quando os pais entregaram os casquetes eu me projetei para daqui a três anos entregando se Deus quiser né o casquete na condição de pai né ao meu filho que estará então com 6 anos né se Deus quiser ele passará no seletivo dessa escola e eu teria essa satisfação acho que e esse sentimento resume né a realização de sonho de nós trazemos para Tupan criarmos um Tupã uma escola que preserva aqueles valores que nós quando estudávamos no Ensino Fundamental e Médio nós tínhamos." (Gustavo 2)

 O evento completo está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Escola Cívico Militar 1
  • Escola Cívico Militar 10
  • Escola Cívico Militar 9
  • Escola Cívico Militar 8
  • Escola Cívico Militar 7
  • Escola Cívico Militar 6
  • Escola Cívico Militar 5
  • Escola Cívico Militar 4
  • Escola Cívico Militar 3
  • Escola Cívico Militar 2



Buscar
Categorias
Arquivos