Notícias

Local

Gerente da Agropan comenta sobre a grande estiagem que estamos passando

25/01/2022 11:01:58

Nesta terça-feira, (25/01), Volfe Gobatto – Gerente Geral da Agropan comentou em entrevista a rádio Tupã sobre a estiagem que está atingindo a região.

Volfe diz que uma seca nesse nível é muito complicada, pois além da falta de água o calor está derrubando a esperança de uma safra normal. A quebra é significativa e a chuva que poderá vir não irá recuperar muito, pois o subsolo está sem umidade. Mesmo em lavouras irrigadas com pivô faltou água.

Volfe salientou que tem quase 50 anos de atividades neste segmento e não viu neste período uma conjugação de calor e estiagem tão grande.

Ele afirmou que para esta intensidade de estiagem não há ações que possam evitar os prejuízos.

Como a queda na produção é irreversível, Volfe alertou que é preciso entrar em um período de economia de guerra evitando gastos supérfluos.

A extensão desta estiagem abrange o RS, Paraná, Santa Catarina, Argentina e Paraguai (Volfe).

Apesar da perspectiva de quebra na colheita Volfe salientou que a Agropan está estruturada para atender os produtores na recepção do que for colhido e no suporte para as próximas safras a serem implantadas na região.

A estiagem é um período prolongado de baixa pluviosidade, ou sua ausência, no qual a perda de umidade do solo é superior à sua reposição.


  • Volf Gobato



Buscar
Categorias
Arquivos