Notícias

Regional

Governo amplia horário de funcionamento de atividades com reforço da fiscalização

09/04/2021 05:04:10

Com a melhora do cenário epidemiológico do Estado, o governo anunciou nesta sexta-feira (09) novas medidas para uma abertura responsável de atividades e serviços no Rio Grande do Sul a partir da 0h deste sábado (10).

Entre os indicadores que apontam uma melhora no cenário, está a queda de internação em leitos clínicos e de UTI no RS. O total de pacientes confirmados e suspeitos em leitos clínicos atingiu o pico em 12 de março, com 6.229 internações. Quase um mês depois, em 7 de abril, havia 3.624 internados. O Comitê de Dados, que monitora diariamente os boletins de casos e de internações, ainda aguarda o decorrer da próxima semana para avaliar os efeitos do feriado de Páscoa.

O total de pacientes confirmados e suspeitos em UTI alcançou o pico em 15 de março, com 110,3% de ocupação, e o maior número de internados em leitos de UTI foi registrado em 21 de março,  2.771 pessoas. Esse total vem apresentando leve redução, chegando a 2.431 internações em 7 de abril.

Os hospitais vêm observando, desde 15 de março, queda na ocupação de leitos de UTI Covid, decorrente do aumento no número de leitos (+236) e de uma lenta redução nos casos confirmados desde o dia 27 de março. Com isso, espera-se que o atendimento a pacientes por outras causas seja gradualmente retomado.

Entre as novas mudanças estão:

De segunda a sexta-feira:

  •  Manutenção da restrição das atividades presenciais entre 20h e 5h
  •  Supermercados — não tem mais limitação de horário
  •  Bares e restaurantes — das 5h às 22h, com saída dos clientes até 23h
  •  Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)
  •  Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h
  •  Demais serviços — das 5h às 20h

Finais de semana:

  •  Bares e restaurantes — das 5h às 15h, com saída dos clientes até 16h
  •  Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)
  •  Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h
  •  Demais serviços — das 5h às 20h

De acordo com o governador, esse passo só está sendo dado devido ao alinhamento com os municípios gaúchos. Em reuniões feitas com prefeitos e representantes regionais, o governo do Estado demandou que as prefeituras atualizassem e enviassem novos planos de fiscalização à Secretaria da Saúde (SES).

O governo do Estado disponibilizará até R$ 4,4 milhões para que as prefeituras possam contratar novos fiscais. A SES também disponibilizou um roteiro para auxiliar na estruturação dos planos de fiscalização dos municípios. O auxílio financeiro só será liberado a partir do envio e da atualização desse plano. Até o momento, 402 municípios já cumpriram a solicitação.

Leite ainda fez um apelo para que a população participe ativamente desse processo de fiscalização, a partir do lançamento do novo Disque-Denúncia, que deve ocorrer nos próximos dias. As denúncias poderão ser enviadas diretamente às autoridades por meio da plataforma.

Informações Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


  • Foto: Felipe Dalla Valle



Buscar
Categorias
Arquivos