Notícias

LocalEducação

Governo do Estado divulga dados de Tupanciretã sobre população com Autismo

03/04/2025 02:04:11

A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), divulgou, na quarta-feira (2/4), os resultados da pesquisa “Características da População com Autismo no Rio Grande do Sul”.

O estudo oferece informações importantes sobre a comunidade autista gaúcha. A região central do Estado conta com 930 pessoas, diagnosticadas com TEA, 2,80% da população. Júlio de Castilhos consta com 34 pessoas com Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Pinhal Grande, 7, e Tupanciretã apresenta 29 diante de uma população de 20.005.

A análise dos dados, obtidos por meio das solicitações da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), entre junho de 2021 e janeiro de 2025, revelou que foram registradas 36.430 solicitações de Ciptea, das quais 33.169 foram aceitas, abrangendo 485 municípios do Rio Grande do Sul. Um incremento de 11.962 Cipteas e de 20 municípios em relação a 2024.

As principais razões para o indeferimento de solicitações foram a apresentação de laudo não emitido por médicos e de documentos cujo diagnóstico informado não corresponde ao transtorno. A pesquisa revelou uma distribuição demográfica variada, com uma predominância masculina significativa, correspondendo a 72% dos casos.

Conforme os dados, 41% dos adultos com TEA estão empregados. Na educação, a pesquisa aponta que 95% dos jovens de 6 a 17 anos estão matriculados na escola.

A maioria da população com autismo no Rio Grande do Sul encontra-se nas faixas de renda mais baixas, sendo que 85% vivem com até 1,5 salário-mínimo nacional. Ao apresentar os dados, a coordenadora de Pesquisa da Faders, Aline Monteiro, ressaltou que, de 2024 para 2025, também houve redução no número de indivíduos cadastrados na Ciptea com plano de saúde.

Foto: Bethania Haas Loblein/Ascom Faders


  • Pesquisa Gov. Est.



Buscar
Categorias
Arquivos