Um forte temporal atingiu Tupanciretã, no Centro do Rio Grande do Sul, na madrugada desta quarta-feira, 3 de setembro, provocando queda intensa de granizo.
O fenômeno ocorreu devido à atuação de uma massa de ar quente, úmida e instável, que favorece a formação de nuvens carregadas com grande desenvolvimento vertical. A MetSul Meteorologia alerta para a continuidade das condições propícias à ocorrência de granizo em diferentes regiões do estado, com pancadas de chuva forte, raios e novos episódios isolados do fenômeno.
Nas próximas horas, a permanência do ar quente e úmido deve seguir gerando instabilidade no território gaúcho, com risco de chuva intensa, trovoadas e queda localizada de granizo. Na quinta-feira, uma frente fria avança pelo estado, encontrando ar quente em sua dianteira, o que pode intensificar os temporais com possibilidade elevada de precipitações fortes, descargas elétricas e granizo.
Por se tratar de um fenômeno isolado, não é possível prever com exatidão os locais mais atingidos, porém, a redação tem informações que a área central da cidade e o interior foram atingidos. O INMET registrou 15 milímetros de chuva decorridos entre o início da chuva até o início da tarde desta quarta-feira.
Fonte: MetSul
Foto: Carolina Moreira e Defesa Civil de Tupanciretã
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.