Fernanda Bueno e Janice Rosa, enfermeiras do Hospital de Caridade Brazilina Terra, concederam entrevista à Rádio Tupã, nesta quinta-feira, para convidar a comunidade tupanciretanense na doação de sangue.
Janice Rosa inicia a conversa falando sobre a mudança da doação, que anteriormente o Hemocentro vinha até Tupanciretã para a campanha, mas devido à pandemia, se alterou esta ação:
"O Hemocentro então começou nos solicitar que a gente fizesse uma captação de doadores para levar até o Hemocentro. Agora estamos fazendo uma mini campanha né, perto da nossa campanha que a gente fazia anteriormente, a gente tá organizando né junto com a Prefeitura, a Secretaria de Saúde que vai nos fornecer o transporte que a gente vai levar então esses doadores até o Hemocentro em Santa Maria". (Janice 1)
Esta ação ocorrerá dia 16 de julho, e Fernanda conta a respeito do estado de saúde necessário para o doador contribuir com este ato de salvar vidas, em situações de como não apresentar sintomas gripais:
"Ela tem que estar em boas condições de saúde, tem que levar documento oficial, ter entre 16 e 69 anos sendo que os candidatos a doadores tem que ter a idade maior de 18, os menores de 18 tem que tá acompanhado dos pais ou responsável legal que pode ser dos 16 aos 18, pesar no mínimo 50 kg com desconto das vestimentas, o limite da idade para primeira doação é 60 anos, tem que se tu for doar pela primeira vez, tu pode ter até 60, se tu já doou, pode ser mais de 60 anos, não estar em jejum, quando sai daqui vai ter que ter já estar alimentado. No dia anterior deve ter dormido 6 horas antes da doação né, no mínimo, não se alimentar com comidas gordurosas, não utilizar bebidas alcoólicas, não fumar pelo menos 2 horas antes da doação". (Fernanda 1)
Os doadores de sangue podem entrar em contato com Janice rosa pelo 55 99937-7564 e com Jéssica Ramos pelo 55 99710-5903.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.