O Hospital de Caridade Brasilina Terra e a Unimed Planalto Central firmaram uma parceria de benefício aos tupanciretanenses e demais municípios da região atendidos pelo HCBT. A Gestora Presidente do HCBT Fernanda Crescente e o Diretor Clínico do HCBT, Dr.Felipe Orso, concederam entrevista à Rádio Tupã, para tratarem do assunto:
"Era uma negociação que vinha ocorrendo já há um bom tempo entre o Hospital e a Unimed, de alguns anos a questões de reajustes de valores e se chegou no consenso então, comodato de equipamentos para o hospital, equipamentos que estavam sendo necessários e nós não tínhamos para poder atender melhor a todos no município. Recebemos dessa cedência da Unimed uma lavadora ultrassônica que é para lavagem de materiais cirúrgicos, três carrinhos de emergência que se faziam necessários, e um cardioversor." (Fernanda 1)
Os equipamentos já estão sendo utilizados, inclusive atendendo a demanda da Vigilância Sanitária. O Dr.Felipe Orso explica, sobre a chegada dos novos equipamentos, eles irão agilizar o processo de atendimentos. Ainda é esperado, uma reforma no local, a qual deve ficar pronta ainda no primeiro semestre de 2023, para agilizar na esterilização dos equipamentos cirúrgicos, como explica o Doutor:
"Dois meses e pouco, três meses que o bloco ficou fechado, gerou uma demanda de cirurgias evasivas, reprimidas, e a gente tá tendo que com todas as restrições, tem que botar em dia isso. Então assim, o bloco tá funcionando basicamente, por essas restrições, esterilização de ter que mandar o material para fora de segunda a quarta-feira, cirurgias eletivas, a gente tenta concentrar e realizar cirurgias nesses dias. A quinta-feira o material é lavado aqui e é enviado a Porto Alegre. Este material, como a Fernanda bem falou, ele tem um prazo de esterilização. Não é a toque de caixa, então ele retorna aqui para Tupanciretã geralmente no sábado, no domingo, e a gente tem o material de cirurgia. Ele é um material complexo. Não é questão de meia dúzia de pinças. A gente precisa ter um material aí que envolve 40, 50, 60 pinças. Caixas de acondicionamento, enfim, e a gente tem em torno de 10 kits pronto. Então isso nos limita no número de cirurgias". (Felipe 1)
A entrevista completa sobre as novidades previstas para o HCBT estão disponíveis nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..