O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na terça-feira (4) a ferramenta “Nomes no Brasil”, que permite identificar os nomes mais populares do país em cada década. Segundo o instituto, as telenovelas e o futebol são os dois maiores influenciadores dos “nomes da moda” no Brasil.
Entre as curiosidades apresentadas, o IBGE destacou a força do nome Helena, usado por diversas protagonistas de novelas. São 366 mil Helenas registradas no país, com um crescimento expressivo a partir dos anos 2000.
Em Tupanciretã, os nomes João e Maria continuam sendo os preferidos de todas as décadas, reafirmando a tradição dos nomes clássicos. No entanto, Helena aparece na 6ª colocação, e o nome Enzo também vem ganhando destaque, impulsionado pela influência da internet e da cultura pop.
Já entre os nomes menos comuns na Terra da Mãe de Deus, estão Adalberto e Carina.
Sobrenomes mais populares em Tupanciretã
O levantamento também apontou os sobrenomes mais frequentes no município:
Silva
Santos
Oliveira
Rodrigues
Silveira
O sobrenome Martins — que dá nome a um dos bairros da cidade — aparece em 12º lugar, enquanto Padilha, referência por ser o sobrenome de um locutor da Rádio Tupã, ocupa a 19ª posição.
Já entre os sobrenomes com menor incidência, aparecem Batu, Bilo e Bressa.
A ferramenta “Nomes no Brasil” também oferece informações sobre a origem e o significado de nomes e sobrenomes, além de um ranking por década e um mapa interativo que mostra os nomes mais populares em cada país.
Foto: Google Maps
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..