Notícias

LocalCulturaEducação

II Roda de Conversa Sobre a Lei Maria da Penha lota a Câmara de Vereadores de Tupanciretã

17/11/2022 11:11:38

A câmara de vereadores de Tupanciretã recebeu inúmeros alunos, em maioria, graduandos do Ensino Médio, representantes da sociedade e de entidades locais, durante a noite de quarta-feira, para a realização da II Roda de Conversa Sobre a Lei Maria da Penha.

A busca pela maior efetividade da Lei Maria da Penha, promovendo o conhecimento deste assunto, foi a pauta permeada em uma conversa de cunho a promover, também, a melhora da maneira de aplicar a lei. Dra. Carolina Salbego Lisowski, Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Palotina, em Santa Maria, iniciou a conversa em uma apresentação de slides, tornando sua fala a modo de inteirar o público, a respeito do assunto, e de como a Legislação Brasileira aplica esta lei. Entre os assuntos pautados, questões que estiveram recentemente no Enem 2022, demonstrando o quanto esta pauta se faz necessária em nosso dia a dia.

A Dra. Jaqueline Pellegrini, titular da DP de Tupanciretã e Jari, utilizou do assunto, referir-se a atuação da polícia, aplicando esta lei, no combate às maneiras de agressões às mulheres. Alternativas de auxílio a vítima, como medidas protetivas, foram delineadas, em uma apresentação da Delegada, contextualizando o público sobre o assunto.

De janeiro até novembro deste ano, 176 pedidos de medidas protetivas foram realizados em Tupanciretã. Ameaça, violência psicológica é o maior tipo de agressão realizado, destacou a delegada. Ao fim do evento, as convidadas responderam questões do público presente, e Jocelene Aquino, anunciou um importante momento para a proteção de nossa sociedade:

“Hoje conversando com a assessoria do nosso Deputado, Paulo Pimenta, e sabendo também do sonho do desejo da delegada, Dra. Jaqueline, que em uma das conversas ela me colocou o desejo, o sonho de fazer uma sala das Margaridas aqui na Delegacia, nós entramos em contato com deputado, e ele nos garantiu que vai disponibilizar uma Emenda Parlamentar para fazer a reforma de uma sala, para fazer a sala das Margaridas e da brinquedoteca para as crianças. Então é um compromisso que nós estamos assumindo que hoje vamos disponibilizar a emenda parlamentar do deputado e agora nós vamos providenciar como faremos para esse dinheiro chegar na mão da senhora para fazer acontecer o seu sonho.” (Jocelene 1)

A Delegada Jaqueline Pellegrine conversou a respeito do seu método abordado na palestra, para espalhar o conhecimento prático da lei:

“Busquei abordar mais a parte prática realmente de como que se dá o procedimento dentro delegacia, porque muitas vezes a gente tem o conhecimento do teórico da Lei, como é que diz a lei, quais são os direitos e deveres, a gente não entende como é que funciona, eu tentei explicar mais ou menos isso, como é que é aqui no município de Tupã, mais importante ainda né que a gente contou como que é dentro do nosso município, essas questões como são aplicadas e são abordadas e coloco a Delegacia de Polícia de Tupanciretã sempre à disposição.” (Jaqueline 1)

Dra. Carolina Salbego Lisowski encerrou o evento, contente em espalhar o conhecimento e muito mais pelo seu retorno a Tupanciretã, reencontrando amigos, família, e professores importantes na sua formação:
“Teve público que lotou a casa, muito importante para a gente entender o que significa falar sobre a Lei da Maria da Penha que é muito mais do que falar só sobre uma legislação, a gente conversou justamente para dizer que os olhares precisam ser diversos, se não a gente não vai dar conta de minimizar a questão da violência. A gente precisa entender a questão econômica, a questão social, a questão afetiva, e dá apoio para que essas vítimas e aí do gênero feminino, conseguir romper esse ciclo de violência, e para isso, além da delegacia, além das escolas, além do poder público, a gente precisa também dessa sociedade civil que reproduza a partir dessa nossa fala aqui, esses conhecimentos. Isso passa-se de domínio de todos porque quando a gente conhece, a gente sabe pelo menos, mesmo que demore, um pouco a gente sabe como sair, como romper o ciclo.” (Carolina 1)

O evento completo, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.

Foto: Jocelene Aquino


  • Roda de Conversa



Buscar
Categorias
Arquivos