Foi ao ar mais uma edição do Informativo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari no sábado, dia 04, com a presença do Presidente João Antônio Moreira Cardoso. O Presidente inicia o programa chamando a atenção para os acontecimentos recentes da abundante chuva:
"Hoje a gente, com uma imensa preocupação aí junto com os produtores, as perdas que as pessoas levaram e que ainda estão tendo e coisa, como na agricultura, na pecuária, nas propriedades as pessoas tendo muitas perdas aí sobre as enchentes, então a gente sabe que a situação climática resolveu afrontar agora porque é muito sério, e a quantia de chuva que choveu durante poucos dias e choveu quase 500 MM em partes aí dentro de 4 dias, então isso é muita chuva, não tem para onde a água escorrer, então vem trazendo prejuízos e afrontando os produtores. Hoje a situação é preocupante aí dos atingidos sobre as lavouras de soja que muita gente ainda não colheu, ainda uns colheram 50%, outros nem 50%. Ainda hoje eu andei no município dando uma olhada na situação, então a gente vê as lavouras de soja brotando de pé, com bastante grão já brotado, então a gente sabe que isso aí é uma perda, e agora quando abrir o sol aí, mais brotação acontece por causa do calor. Então a gente sabe que essa situação as pessoas não esperavam que acontecesse, porque já tava a produção pronta". (João 1)
João completa sua fala, atualizando situações de nossa região:
"E a gente junto com os produtores também, a gente tá muito preocupado com isso, então a gente quer dizer que o Governo do Estado colocou em emergência o estado por 180 dias para depois ver quais as situações que serão tomadas, então a gente tem os acessos aí, os bueiros, os pontilhões, as pontes, tudo caída, as que não estão caídas, estão muito danificadas, trânsito interrompido, a secretarias de obras aí dos Municípios trabalhando e coisa, mas não tem muito o que fazer também porque aonde que eles cruzam num dia no outro dia tem que cruzar de novo porque a água estragou de novo, mas a gente espera que os municípios vão se restabelecendo os prejuízos e atendendo da melhor maneira possível. Nossos produtores também, muitas propriedades sem luz ainda sem e sem acesso às empresas chegarem nas propriedades, hoje nós tivemos uma notícia bem preocupante aqui que caiu a ponte do tropeiro, desabou a ponte do Toropi, nosso acesso de escoamento de tudo a nossa produção, nós dependemos muito do trecho, do deslocamento do Toropi para saúde, para o deslocamento da produção, então é muito preocupante essa situação". (João 2)
O programa Informativo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari vai ao ar todos os sábados, nas plataformas em áudio da Rádio Tupã, às 7h30. Para obter mais informações sobre os serviços e tirar dúvidas, entre em contato com o STRTJ através do telefone 9 8454-7133.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..