A expansão do Ensino Médio em tempo integral é uma ação prioritária da Secretaria da Educação do Estado para o período 2023-2026. O projeto visa atender à meta do Plano Nacional de Educação de que, até 2026, 50% das escolas de Ensino Médio da rede pública sejam em tempo integral, e que 25% dos alunos estejam matriculados nessa modalidade.
Em Tupanciretã o projeto foi negado neste primeiro momento, quando o Instituto de Educação Estadual Mãe De Deus reuniu seu Grêmio Estudantil, pais e professores em um debate ocorrido na noite de quinta-feira, na Casa de Cultura. Através de votação, a maioria entendeu os fatores dos problemas que o educandário enfrenta na infraestrutura da escola, onde tem salas interditadas, pavilhão de esportes também está interditado desde o ano passado devido aos eventos climáticos que ocorreram além de outras salas interditadas, e com problemas de transporte escolar aos alunos moradores do interior, pensando na escala, pois os mesmos teriam de sair cedo de casa e voltar no período próximo da noite.
O novo formato do Ensino Médio visa ofertar 9h de aulas diárias em uma matriz curricular própria com 1.500 horas de atividades por ano, totalizando 4.500 horas até a conclusão do Ensino Médio.
A iniciativa coloca o estudante e seu projeto de vida como centro do modelo pedagógico e traz, além da Formação Geral Básica, componentes curriculares como Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais, Protagonismo Juvenil, Estudos Orientados, Iniciação Científica, Itinerários Formativos, práticas experimentais multidisciplinares e aprofundamento com componentes eletivos escolhidos pelos alunos. Também são oferecidas quatro refeições diárias para a permanência do estudante ao longo do dia na escola.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..