Notícias

LocalEducação

Jaqueline Anibele Doleys, coordenadora do Proeja-Fic e Jaqueline Martins Soares, coordenadora e representante da Secretaria de Educação falam sobre o novo programa educacional

04/03/2022 10:03:25

Jaqueline Anibele Doleys, coordenadora do Proeja-Fic e Jaqueline Martins Soares, coordenadora e representante da Secretaria de Educação concederam entrevista nesta sexta-feira para tratar sobre o novo Proeja-Fic.

O programa Proeja-Fic vai levar educação profissional e tecnológica à jovem e adultos de 171 municípios de todas as regiões do país, neste semestre. Os cursos serão ministrados por professores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia mais próximos de cada município. Em Tupanciretã, este programa têm sido um programa de reabilitação ao público adulto, auxiliando no nível de escolaridade para o cidadão almejar melhores oportunidades de emprego:

"Nós damos prioridade para os alunos que não conseguiram concluir na idade regular, ou seja, nossa prioridade é para os alunos maiores de 18 anos, mas a gente atende também alunos a partir de 15 anos. A gente sempre deu prioridade para os maiores de 18 anos porque a gente acredita que estes não têm condições de frequentar uma escola normal, uma escola durante o dia, por exemplo, ou até mesmo à noite né em função do trabalho, em função da família. Então a gente sempre procurou dar prioridade para os alunos maiores". (Jaqueline Doleys 1)

Às inscrições para o programa estão ocorrendo desde dezembro, inclusive a Rádio Tupã já publicou notícias a respeito deste programa, assim como os próprios alunos espalham esta oportunidade aos demais interessados. Hoje, a nova turma de formação está com 41 pessoas inscritas, e o atendimento ocorre na EMEF Dr Flory Druck Krue, na parte da noite, a partir das 19 horas.

"É Escola pública, o aluno não tem despesa nenhuma, assim, despesa ele tem o digamos assim com material básico que é um caderno, um lápis e uma borracha, isso aí umas inclusive os nossos alunos concorrem ao auxílio permanência que o governo federal proporciona". (Jaqueline Doleys 2)

Jaqueline Martins Soares, coordenadora/representante da Secretaria de Educação, comentou também sobre a importância da parceria municipal deste projeto que também envolve professores de outras instituições:

"Ele é um programa de parceria da Administração Municipal através da Secretaria de Educação, junto com o Instituto Federal Farroupilha. Este ano nós vamos ter dois cursos e um ano que está encerrando o curso de assistente de Operações Administrativas, ele encerra este ano, e vai iniciar este ano com o curso de Padeiro que dá parte daí as matérias técnicas. O IFF manda os professores e na parte do núcleo comum, o município oferece também daí a escola e sala para os alunos terem as aulas". (Jaqueline Soares 1)

A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • PROEJA-FIC



Buscar
Categorias
Arquivos