O projeto de revitalização e instalação de novas estações meteorológicas do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) está a pleno no interior do Rio Grande do Sul neste mês de janeiro. Desde o dia 16/01, já foram instaladas duas novas estações nos municípios de Montenegro, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e Santo Ângelo, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha. E foram revitalizadas outras sete já existentes, nos municípios de Maquiné, Caxias do Sul, Vacaria, Veranópolis, Taquari, Santa Maria e Júlio de Castilhos.
Até o final desta semana, serão instaladas ainda três estações novas em Cerro Largo, Itaqui e Alegrete e revitalizadas as de São Gabriel e Hulha Negra. De acordo com o meteorologista Flávio Varone, coordenador do Simagro-RS, a instalação e revitalização das estações encerra na próxima semana:
"Nós estamos revitalizando 14 estações que já estavam instaladas, instalando 6 novas no projeto antigo que eram 20 estações, onde 14 já estavam instalados, e agora estão instalando as seis que estavam faltando. Do ponto de vista a importância na instalação dessas Estações é o adensamento da rede. Foi contratado uma empresa para fazer esse trabalho, fazer a revitalização das estações, fazer uma atualização de software de programas e sensores dessas 14 a instalações, das novas 6 também, com isso elas vão chegar a 50 estações, dentro do Simagro operando diretamente em controle nosso, e isso é essencial para monitoramento climático no Estado, e também para pesquisas que são desenvolvidas dentro da secretaria da Agricultura, através da DPA. Outro fator não menos importante que essas instalações elas vão gerar produtos de índices que são importantes para o setor Agropecuário do Rio Grande do Sul". (Flávio 1)
As estações a serem instaladas na próxima semana estão localizadas nas cidades de Pelotas, Encruzilhada, Eldorado do Sul, Cachoeirinha e Viamão e uma nova estação em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..