Notícias

Local

Lélia Rechden Chamun: A vida da mulher que marcou época em Tupanciretã

03/02/2021 10:02:13

No dia 31 de julho de 1915, nascia na cidade de Santa Maria Lélia Rechden Chamun. Filha de imigrantes libaneses, passou a infância no coração do Rio Grande do Sul junto a seus cinco irmãos, e foi na juventude onde Lélia desenvolveu a técnica da costura, fator que mudaria sua vida no futuro. Costurar e auxiliar as pessoas era o que a realizava.

Aos 24 anos casou-se com Jorge Chamun, homem de origem libanesa com o qual passou a residir em Tupanciretã, sendo Terra da Mãe de Deus a cidade escolhida por Lélia e Jorge para formarem sua família e criarem suas raízes.

Aqui tiveram quatro filhos: Rosa Maria, Leila, Ronaldo e Lilia. Sempre presente com a família, Lélia não contentou-se em ficar em casa cuidando da família e, junto ao marido, fundou e administrou por mais de trinta anos a primeira loja de moda feminina da cidade: a Casa Lélia, loja referência local que além de trazer as últimas novidades da moda para as mulheres de Tupanciretã, confeccionava vestidos de debutantes e de noivas, estes últimos por sinal eram os que a deixavam mais realizada em fazer.

Além de toda a veia empreendedora que transformou o comércio local, Lélia marcou época na cidade com suas boas ações. Confeccionava vestimentas para pessoas carentes e foi sócio-fundadora da Casa da Amizade, a qual frequentou e se manteve presente nas atividades por inúmeros anos.

Após a aposentadoria dedicou-se ao esposo, filhos e netos, mas nunca deixou de fazer o bem a todas às pessoas necessitadas. Sempre era procurada em sua residência para dar um auxílio ou uma palavra animadora , pois tinha carisma, sorriso meigo e muita sabedoria. Até o final de sua existência esteve rodeada e recebendo o carinho de seus familiares e amigos.


  • Lélia Chamun



Buscar
Categorias
Arquivos