O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, para que os profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras. O advogado Paul Harris formou o primeiro Rotary Club em Chicago, EUA, segundo informações do Wikipédia.
Celebrando este dia, a Rádio Tupã conversou com Mário Portinho Vianna que foi presidente do Rotary Club Tupanciretã e Governador do Rotary, participando de ações internacionais, e Edinei Santos, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Rotary Club Mãe de Deus.
Mário Portinho Vianna começou sua contribuição sobre às atividades do Rotary destacando a importância das ações Rotarianas na Terra da Mãe de Deus: "Aqui em Tupanciretã, se você entrar no Hospital de Caridade Brazilina Terra, tu já vai ver na porta uma placa da presença do Rotary ali, através de projetos que foram feitos durante os anos. Se tu caminhar pelos corredores, pelas rampas, está no hospital que você vai encontrar outras placas também demonstrando os projetos que foram realizados em determinados anos pelo pela diretoria, pelo Clube naquele ano rotário. Muitas vezes com recursos arrecadados junto a nossa comunidade, eventos como o baile do chopp que agora já fazem dois anos que a gente não faz em função da pandemia, mas que já estamos com ele agendado para o mês de outubro com vistas a retomada das atividades normais que a gente espera que até lá estejam mais tranquilo de fazer". (Mário 1)
Neste ano, o Rotary Club Tupanciretã irá plantar 400 mudas de árvores melíferas, em parceria com a Associação dos Apicultores de Tupanciretã. O projeto já está sendo montado para auxiliar no aumento da produção de mel para a associação. Fundado em março de 1968, o Rotary Club Tupanciretã atualmente conta com 41 integrantes.
Edinei Santos, representando o Rotary Club Mãe de Deus, também concedeu entrevista. O club foi fundado em 2009, contando com 30 participantes, realizando um trabalho social dedicado a comunidade tupanciretanense.
"Então a gente tem um projeto o Borregaço que a gente faz também né todo ano, e a feijoada também que fazemos todo ano e esses recursos a gente angaria para o bem social de Tupanciretã, na necessidade da comunidade em um projeto em evidência né, tivemos um projeto em paralelo com o Tupã que foi a ala pediátrica do Hospital, em um projeto muito bacana que a gente fez juntos aí né, então a gente sempre une força né, mas sempre que a gente pode a gente tem uns projetos em linhas paralelas, mas sempre buscando o bem social e o bem-estar de todo mundo". (Edinei 1)
Edinei destaca o lema do club, visando sempre ao promover convites aos novos integrantes do Rotary:
"O nosso Clube ele busca sempre tá fazendo convites a comunidade, as pessoas que têm essa parte de solidariedade, de querer ajudar o próximo né porque o nosso lema é dar de sí sem pensar em sé, é ser solidário". (Edinei 2)
A entrevista completa com os dois convidados, destacando o trabalho do Rotary mundialmente ativo, está disponível nas plataformas digitais daRádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..