Notícias

LocalSaúde

Nesta terça-feira ocorre o pré-cadastro para gestantes e puérperas que desejam se vacinar contra a covid na Casa de Cultura

24/05/2021 10:05:10

Em entrevista ao Variedades a Coordenadora do Setor de Vacinas Andrea Appel trouxe informações sobre a vacinação em Tupanciretã.

Ocorre nesta segunda (24) a vacinação contra a gripe no Posto Central, das 7h às 13h para crianças e a partir das 13h às 16h 30min para o público adulto. Nos postos da Pedreira e Marcial terra das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h e haverá nestes horários também a aplicação das vacinas de rotina.  (Andrea 1)

Podem receber a vacina da gripe crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, idosos e professores.

Na próxima terça (25), vacinação de primeira dose, somente na Casa de Cultura, para pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades ou que recebam o benefício de prestação continuada. Serão disponibilizadas 300 fichas. A vacinação ocorrerá das 8h às 13h, com distribuição de fichas a partir das 7h.

Os Grupos de Comorbidades são:

- Diabette Mellitus
- Pneumopatias Crônicas graves (Doenças de pulmão);
- Hipertensão Arterial;
- Cardiopatias (Doenças do coração);
- Doenças Cerebrovasculares (AVC, Isquemia transitória e Demência Vascular);
- Imunossuprimidos (Transplantados, HIV, Doenças Reumáticas em atividade e que façam uso de corticoides, pacientes oncológicos e demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências);
- Anemia Falciforme;
- Obesidade Mórbida (IMC igual ou maior que 40);
- Cirrose Hepática.

É obrigatório levar comprovante original com cópia que demonstre pertencer a um deste grupos de comorbidades como Exames, Receitas, Relatório Médico, Prescrição Médica, etc.

Também nesta terça vai ser realizado na Casa de Cultura um pré-cadastro para gestantes e puérperas que desejam tomar a vacina da covid.

A vacina que vai ser usada é a vacina da pfizer, mas as gestantes e puérperas precisam de autorização médica para poder fazer a vacina.  (Andrea 2)

As doses da Pfizer serão recebidas nesta segunda, e por ser uma vacina que precisa de cuidados especiais e as doses devem ser aplicadas até o fim de semana.

As doses excedentes deste grupo será repassada para os próximos grupos devido a necessidade de armazenamento diferente em relação as demais vacinas.

O próximo grupo deve englobar professores e profissionais de educação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a vacinação para este próximo grupo deve começar a partir dos anos inicias, as IMEIs.


  • Andrea Appel



Buscar
Categorias
Arquivos