O Rio Grande do Sul teve um festival de precipitações invernais na tarde desta quarta-feira (28). Diversos municípios da Serra registraram queda de neve, e outras cidades do Estado presenciaram o fenômeno chamado chuva congelada.
Vacaria, Caxias do Sul, Gramado, Canela, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, São Francisco de Paula, Bagé, Herval, Pelotas, Piratini, Marau, Muliterno e Pinheiro Machado são algumas das cidades em que houve registro de neve nesta quarta (em Piratini, desde a manhã), informou a Somar Meteorologia.
Ponto mais turístico do Rio Grande do Sul, Gramado recebeu a neve por volta das 16h30min. A atração durou pouco, mas, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, foi suficiente para alegrar moradores e turistas. Os flocos intercalaram entre leves e intensos. Por volta das 17h, já haviam cessado e retomaram à noite.
Também caíram alguns flocos em Canela, cidade vizinha a Gramado, por volta das 16h. A primeira queda foi leve, durou apenas alguns minutos e parou. Mas a segunda, por volta das 16h20, foi mais intensa. E voltou a nevar quando escureceu.
A neve precisa de condições muito específicas para que aconteça. De forma simplificada, o fenômeno é a precipitação na forma de flocos formados por cristais de gelo, ou seja, a água precipita já em estado sólido. Para que isso aconteça, é preciso que a temperatura da atmosfera esteja abaixo de zero. Só assim o cristal de gelo chega sólido – e não líquido – ao solo, explica Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar.
— Esse cristal passa por toda essa camada resfriada e vem para a atmosfera de forma leve no formato de floco, mais achatadinho, e não quica no chão. Diferentemente da chuva congelada e do graupel, caem de forma mais pesada na terra e em formato mais esférico — explica.
Novo Hamburgo, Tupanciretã, Itaara, Júlio de Castilhos, Nova Petrópolis, Lavras do Sul e Canguçu tiveram queda de chuva congelada. Pinheiro Machado, por sua vez, registrou graupel, conforme a Somar.
Apesar de parecidos, chuva congelada e graupel são fenômenos diferentes. Quando a neve cai da nuvem e atravessa uma atmosfera um pouco mais aquecida – acima dos 0°C – e volta a encontrar uma camada de ar frio, sua parte interna fica com uma consistência mais mole, e a camada externa permanece congelada.
Confira abaixo vídeos feitos pela Família Bidinha, mostrando a neve em São Francisco de Paula.
Fonte: GZH, Somar
Imagens: Família Bidinha – Arquivo pessoal
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.