Rosani Taschetto Didoné, Secretária da Educação de Tupanciretã e Cesar Robaina, Coordenação da Educação Inclusiva na Secretaria de Educação, concederam entrevista à Rádio Tupã na manhã desta sexta-feira (1) para falar sobre o Dia Internacional de Conscientização do Autismo. No sábado (2) a Secretaria de Educação promove uma caminhada pela Av. Vaz Ferreira para trazer a tona da sociedade este assunto:
"Nós programamos para conscientização, na data de amanhã, sendo o dia específico para o autismo. Nós vamos fazer então a primeira caminhada Municipal de conscientização do autismo, ela vai ser no turno da tarde aqui às 16 horas na nossa avenida, vamos fazer uma caminhada com nossos pais, já convidamos e estamos convidando a todos e conscientizando a todos da importância do tratamento dessas crianças dentro da nossa própria comunidade. Conhecer um pouquinho mais o que é, o que precisa essas crianças, esses jovens, enfim, essas pessoas que apresentam essa síndrome e também o preconceito". (Rosane 1)
Rosane enfatiza a importância da comunidade entender cada vez mais estas crianças, incluindo um melhor atendimento. Cesar Robaina também fala sobre este tema, e enaltece a importância da inclusão na sociedade:
"Quero salientar que essa pessoa com autismo nas famílias, ela deve conquistar o seu lugar nessa sociedade porque ele também possui muitas aptidões, muitos talentos específicos. Muitas vezes o pessoal visualiza o autista focado muito no seu mundinho, ele é muito focado, então eles acabam desenvolvendo talentos. Por exemplo, na nossa própria rede, aqui nós temos alunos com 3 anos que já estão alfabetizados, porque eles são focados e eles desenvolvem mais algumas áreas". (Cesar 1)
Cesar também apresenta dados destes alunos, e nas escolas de Ensino Fundamental, diagnosticados nós temos 16 alunos e 3 em avaliação, já nas escolas de Educação Infantil, 11 alunos diagnosticados e 6 em avaliação totalizando 36 casos. Na entrevista também foi abordado o importante tema da Equoterapia, a qual é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.