Notícias

Saúde

O psicólogo da Unimed reforça a importância do Setembro Amarelo

16/09/2021 11:09:51

Em entrevista ao Variedades o Psicólogo da Unimed, João Pedro Oliveira do Amaral falou sobre o setembro amarelo.

O setembro amarelo é uma campanha de conscientização que ainda não possui estatuto de lei federal como as campanhas do outubro rosa, novembro azul e dezembro vermelho. (João Pedro 1)

O suicídio é um assunto que se tornou um grande tabu ao ser abordado, pela grande dificuldade de se falar. Entre os motivos por este receio está o encorajamento para pessoas que estão com pensamentos suicidas devido a problemas de saúde.
A campanha do Setembro Amarelo vem desde 2014 com o objetivo de quebrar este tabu e levar entendimento do tema as pessoas e estimular pessoas a conversarem e buscarem ajuda.

João Pedro explica que as pessoas que estão com pensamentos suicidas variam em casos que a pessoa anuncia repetidamente e pessoas que não dão sinais.  (João Pedro 2)

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Confira abaixo a entrevista completa.


  • Setembro Amarelo



Buscar
Categorias
Arquivos