Notícias

Local

Onyx fala a rádio Tupã sobre ações do Ministério e seu futuro político

19/01/2022 11:01:20

O Ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni concedeu uma entrevista ao Programa Variedades nesta quarta-feira (19/01), para trazer informações importantes sobre a Antecipação do Calendário de pagamento do abono salarial, Programa Jovem Aprendiz, Ações políticas do governo entre outros assuntos.
O Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.  Diferentemente dos anos anteriores em que era distribuído durante todo ano, este ano foi antecipado para os meses de fevereiro e março. Todos aqueles que há cinco anos estão inscritos no PIS (Programa de Integração Social) na Caixa Federal ou no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) no Banco do Brasil tem direito ao recurso.
Quem trabalhou em 2020 todo ano de carteira assinada, recebe um salário mínimo nacional.
A partir do dia 01 de fevereiro estará disponível nos sites do Ministério do Trabalho e Previdência, Banco do Brasil ou da Caixa Federal, a lista nominal e o valor de quanto cada um irá receber. A data de recebimento já está publicada nos sites.
A partir do dia 15 de fevereiro irá receber quem está no Pasep e tem o final 0 ou o final 1 no número de inscrição do Pasep.
Outro assunto que o Ministro comentou foi sobre um acordo de Cooperação Técnica junto ao projeto-piloto de Perícia Médica Remota para combater a fila dos atendimentos do INSS. Este projeto irá rodar por 90 dias e no final serão feitos ajustes para abrirem o cadastramento dos municípios interessados em fazer parceiras.
Questionado sobre divulgações de que o Programa Jovem Aprendiz poderia ser cancelado pelo Ministério, Onyx declarou que são informações falsas. Áudio Ministro 1.
Para este ano de 2022 o Ministro disse que as ações do Ministério são com o objetivo de que cada brasileiro possa olhar para o futuro sem medo, servir a população e recuperar as condições do Brasil estar entre as principais nações do mundo.
Questionado sobre a possibilidade da criação de um 14º salário, Ministro esclareceu que foi uma conversa de um Deputado mas que não tem nenhuma base.ÁudioMinistro 2.
Sobre o seu futuro político, Onyx Lorenzoni disse que já está definido sua ida ao PL (Partido Liberal) acompanhando o Presidente Bolsonaro e hoje está como pré-candidato ao Governo Gaucho por este partido.


  • Ministro Onyz



Buscar
Categorias
Arquivos