Com cerca de 7% do total de armazenagem disponível no Sistema Interligado Nacional (SIN), os reservatórios de água para geração de energia na Região Sul operam com apenas 26,9% de seu potencial. Essa é a 14ª pior posição média na série histórica, desde 1931.
O cenário atual é determinante para que 11 das 15 usinas localizadas no Estado estejam com a produção hidráulica bastante abaixo do programado. É o caso de Foz do Chapecó (-39,45%), Itá (-19,78%) e Barra Grande (-4,18%), segundo dados do monitoramento diário em 3 de setembro.
A situação, todavia, é mais preocupante no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que responde por 70,1% das reservas do país. As bacias da região encontram-se com somente 20,88% da capacidade instalada, o pior nível em 91 anos. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com base em 2 de setembro, e têm caído dia após dia com maior intensidade a partir de junho deste ano.
A boa notícia vem do Norte e do Nordeste, onde, respectivamente, os reservatórios estão com 69,86% e 48,76% de suas capacidades. Estas unidades exportam o excedente da produção de energia para o Sudeste e Sul e garantem o abastecimento no modelo integrado.
Para o sistema como um todo, entretanto, houve queda de 20% na capacidade máxima entre julho de 2020 (56,5%) e a mesma data deste ano (35,4%). Diante do cenário, o ONS revisou, em 27 de agosto, a nota técnica sobre a atual situação e as projeções futuras até novembro de 2021. O motivo foi o agravamento da estiagem, justamente, nas bacias do subsistema Sul.
"Como o total de chuva previsto considerado no último estudo não se confirmou, e o volume de água observado em 2021 foi inferior àquele verificado em 2020, em especial nas bacias do Sul, as afluências ficaram abaixo daquelas consideradas na prospecção anterior", diz o texto.
A estiagem, segundo a nota, gerou queda de 10 pontos percentuais nos níveis dos reservatórios por aqui. Isso também orienta nova estimativa de 2 mil megawatts (MW) médios a menos na chamada Energia Natural Afluente (ENA) do SIN até novembro.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.