Notícias

LocalCultura

Organização da Feira do Livro de Tupanciretã destaca atrações do evento

08/10/2025 09:10:31

Rosani Taschetto Didoné, Secretária de Esporte e Cultura e Fátima Regina Silva Dobler, Patrona da feira, conversaram sobre a 20ª Feira do Livro, tema “Histórias que transformam”.

A programação inclui show de mágica, palestras, workshops, oficinas e encontro com escritora, oferecendo atrações voltadas para crianças, jovens e adultos. Rosani destaca o local, pois neste ano, o Ginásio Bonumazão recebe o evento:

"Novamente, estamos trazendo informações sobre eventos promovidos pela Secretaria de Esporte e Cultura. A escolha do ginásio como local da próxima atividade se deu por diversos motivos, especialmente pensando na melhor acomodação do público e dos expositores.

No ginásio, não haverá problemas com temperatura ou chuva, o que garante conforto e segurança tanto para quem visita quanto para quem expõe. Além disso, o espaço permite organizar melhor as áreas destinadas aos escritórios, expositores de livros e escritores locais, com estrutura adequada e protegida.

Também pensamos na segurança do material exposto, já que o ginásio pode ser fechado e monitorado, evitando a necessidade de vigilância constante, como seria necessário em uma praça.

Essa feira é grandiosa e repleta de atividades, e o ginásio oferece as condições ideais para que tudo ocorra da melhor forma possível." (Rosani 1)

O evento acontecerá nos dias 9 e 10 de outubro, das 8h30 às 19h. A patronesse será a professora Fátima Dobler, comentando sobre o recebimento desta honraria:

"A secretária Rosani me mandou uma mensagem pedindo para eu ir até a Prefeitura, que ela queria falar comigo e tal. Eu fiquei sem entender muito bem, não tinha ideia do que se tratava. Saí de casa bem à vontade, de abrigo, com as mãos nos bolsos, e fui até lá.

Quando cheguei, ela me recebeu com aquele carinho de sempre e começou a falar sobre a Feira do Livro. Eu imaginei que fosse me convidar, talvez, para ministrar alguma oficina. Mas qual foi a minha surpresa quando ela me fez o convite para ser a patronesse da Feira!

Tu sabes, Miguel, eu sou uma pessoa apaixonada pela história do Rio Grande do Sul. Trabalho com o tradicionalismo há 30 anos, participo como avaliadora na região há 28 anos — é realmente uma vida dedicada à cultura.

Também me interesso muito por pesquisa sobre os vultos históricos de Tupanciretã. Desde a época em que ainda era Vila, lá pelos idos de 1998, 1999 e 2000, eu já estava envolvida com isso. Inclusive, fui diretora de Cultura do município — existe até aquela foto da inauguração da Casa do Artesão, na época em que coordenei a Feira do Livro.

Naquele tempo, o evento era mais simples, não havia a figura do patrono ou patronesse. Hoje, a Feira está super elaborada, com uma programação ampla voltada para crianças, jovens e adultos.

Acredito que será um sucesso enorme essa nossa Feira deste ano." (Fátima 1)

A feira contará ainda com expositores de livros e um destaque tecnológico: o uso da Inteligência Artificial na palestra “Tupanciretã Túnel do Tempo 1870–1970”. A Rádio Tupã realiza em suas plataformas, a transmissão da abertura oficial do evento.


  • Feira do Livro
  • programação



Buscar
Categorias
Arquivos