Notícias

Economia Local

Organizadores da Ação Entre Amigos 2025 fazem balanço da 8ª Edição do evento

19/01/2026 10:01:19

Na manhã desta segunda-feira, dia 19, concederam entrevista à Rádio Tupã o advogado, corretor e idealizador da Ação Entre Amigos, Dr. Paulo Andrei da Silva; o médico Dr. Felipe Orso; a presidente da ACIT, Lessandra Menezes; o presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Tupanciretã (ABVT), Luis Koch; e a gestora do Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT), Fernanda Crescente. Durante a entrevista, os participantes destacaram os ganhadores e os resultados da Ação Entre Amigos realizada no final de 2025.

Ao iniciar a entrevista, Paulo Andrei explicou como surgiu a ideia da iniciativa:

“Essa ideia surgiu na terceira edição do galeto, que, ao final, sempre apresentava um bom resultado. Mas eu e o Felipe concluímos, naquela oportunidade, que esse valor — não vou dizer irrelevante — poderia ser alavancado e aumentado de forma significativa.

Foi então que pensamos em realizar uma ação entre amigos. Desde a primeira edição, sempre sorteamos cinco prêmios, tendo como primeiro prêmio uma motocicleta. E sempre fomos muito felizes com essas ações entre amigos.

Nunca tivemos um problema sequer. Todos os números sempre foram vendidos. Caso isso não tivesse acontecido, teríamos que inutilizar alguns cupons, o que nunca precisou ser feito.

Nesta última edição, aconteceu a mesma coisa: vendemos todas as cartelas com bastante antecedência.” (Paulo 1)

Na sequência, o médico Felipe Orso ressaltou o papel fundamental das instituições envolvidas:

“A gente tem a questão do delineamento do projeto, a estrutura, o esqueleto do projeto. Mas quem faz o projeto acontecer, de fato, são as instituições. Isso já acontece há bastante tempo.

Vender quase meia tonelada de sobrecoxa em um único dia, no galeto, atender mais de mil pessoas no almoço e vender duas mil cartelas da ação entre amigos não seria possível se estivéssemos sozinhos. Eu e o Paulo nunca conseguiríamos isso sozinhos.

A ideia partiu de nós, mas as instituições acreditaram, confiaram e emprestaram o nome delas para que fosse possível realizar tudo isso. São as instituições que fazem acontecer: as que ajudam no galeto e as que auxiliam na venda dos cupons da ação entre amigos.

São duas instituições que, como a gente costuma dizer, abrangem praticamente toda a comunidade de Tupanciretã.” (Felipe 1)

Luis Koch destacou a destinação dos recursos arrecadados para a ABVT:

“Agora contamos com uma corporação de Bombeiros Voluntários com plantão noturno. Esse recurso ficou sob nossa responsabilidade — nós, da ABVT — para a manutenção da parte operacional e também para investimentos em ações que serão realizadas ao longo do ano.

O mais importante é a questão dos cursos de qualificação. Tivemos pessoas que passaram três dias em Agudo participando de capacitações. Isso gera custos, ainda que não sejam elevados, mas é fundamental incentivar esses jovens voluntários que estão se dedicando à nossa comunidade.” (Luis 1)

Fernanda Crescente falou sobre a participação do hospital na organização do evento e sobre a aplicação dos recursos:

“É uma experiência excelente, um momento de confraternização que começa já na organização do galeto. Todo mundo trabalha em prol do mesmo objetivo.

Contamos com uma equipe do hospital, com o pessoal dos Bombeiros, esposas, esposos e todos que podem colaborar. Na verdade, tudo começa antes da sexta-feira, com a organização das compras, a entrega, quem vai receber, as panelas… é bastante coisa. São muitos quilos de galeto, batata, enfim, é um trabalho grande.

Desde a sexta-feira até o sábado, já fica tudo prontinho para receber o pessoal. É bem legal e, para quem quiser participar e nos ajudar neste ano, toda ajuda é sempre bem-vinda. É bastante trabalho, sim.

E, mais uma vez, neste ano fomos agraciados com um valor que será investido em melhorias no hospital, para finalizar as reformas necessárias e adquirir novos equipamentos que estão fazendo falta.” (Fernanda 1)

Encerrando a entrevista, a presidente da ACIT, Lessandra Menezes, destacou o envolvimento da entidade:

“Então, a gente abraçou essa ação junto com eles. Como já havia sido falado, estava tudo pronto, o que tornou mais fácil para a Associação fazer a divulgação e levar a informação para toda a comunidade.

Trabalhamos juntos, e as gurias da ACIT fizeram um ótimo trabalho, entrando em contato com os nossos associados para que cada empresa participasse da melhor forma possível.

Esse também é um sonho que a gente tinha: que a Associação promovesse ações para unir ainda mais o comércio, fortalecendo e valorizando o que é daqui, fomentando o comércio local.

Mesmo diante de todas as dificuldades, conseguimos encerrar o ano, graças a Deus, de forma positiva.” (Lessandra 1)

A premiação da Ação Entre Amigos 2025 ficou definida da seguinte forma:

Moto Yamaha Factor 150 ED: Alanna Bernardi

TV 42 polegadas: Everaldo Pedroso Tavares

Bicicleta 18 marchas: Jonathan Vieira de Borba

Forno micro-ondas: Marieza Cardoso

Forno elétrico e Air Fryer: Taise Bromberger

A entrevista completa, com mais detalhes sobre a Ação Entre Amigos, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Ação Entre Amigos



Buscar
Categorias
Arquivos