Notícias

LocalReligião

Padre Cléssio fala sobre a Quaresma e o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Educação

02/03/2022 10:03:28

A Campanha da Fraternidade 2022 já está chegando e as comunidades já se preparam para vivenciar este momento privilegiado de reflexão sobre o tema “Fraternidade e Educação”.

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. Conforme a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

Neste momento de divulgação do tema da Campanha da Fraternidade, iniciou-se a Quaresma, nesta quarta-feira de Cinzas, e termina antes da Missa Lava-pés, na quinta-feira Santa. O padre Cléssio dos Santos Almeida, representante da Igreja Matriz de Tupanciretã, conversou com a Rádio Tupã, e iniciou com sua opinião sobre o significado em sua vida referente à Quaresma:

"A minha visão sobre a quaresma não poderia né, ser diferente, é a mesma visão da igreja. É um período que chamamos de retiro que a igreja faz com Jesus em um caminho de preparação. A verdade é assim, a quaresma ela não é um período em sí mesmo, ela é na verdade, um período de preparação para a maior festa Cristã que é a Páscoa. Como você bem lembrou aí, não é só os católicos que celebram a Páscoa né, todos os cristãos a celebram e a quaresma então, tem um pouco essa característica de colocar todos os cristãos numa espécie de Retiro coletivo tendo em vista a Páscoa". (Cléssio 1)

Além da Quaresma, Cléssio também destacou às atividades que serão realizadas pela Paróquia Mãe de Deus, relacionados aos 40 dias iniciais da Campanha da Fraternidade 2022. O padre destaca a importância deste tema escolhido:

"A campanha sempre tem essa dimensão, tocar uma mazela da sociedade, alguma situação que o Brasil esteja vivendo, e nesse ano então os bispos nos propõe que a gente olhe para a educação. Para observarmos o quanto as crianças foram afetadas, as famílias acabaram sendo afetadas por todo um contexto de pandemia né, esse afastamento da escola nos fez questionar um pouco. Como nós estamos levando a questão da educação como país, como o município, como estado e assim por diante, então a igreja quer fazer que no primeiro instante, olhar. A gente chama assim ver, queremos ver, o Papa Francisco vai dizer que nós vamos escutar, então o primeiro momento da Campanha da Fraternidade é escutar um pouco a realidade que nós estamos vivendo no sentido da Educação". (Cléssio 2)

A entrevista completa com o padre Cléssio está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Padre Clécio



Buscar
Categorias
Arquivos