Padre Hugo Lemes, Pároco da Igreja Matriz Mãe de Deus de Tupanciretã, concedeu entrevista à Rádio Tupã comentando sobre este período importante aos fiéis, destacando a Quaresma:
"Importante, um tempo sagrado, um tempo especial que precisa ser bem vivido pelos cristãos, a Quaresma é o nosso grande retiro espiritual, nós dizemos assim que é um retiro espiritual. Retiro espiritual é algo que se faz em preparação para alguma coisa muito especial que vai acontecer, um tempo que se tira para oração, para revisão de vida, para introspecção em preparação para algo muito especial. Um padre antes de ser ordenado faz um retiro, os cristãos antes da Páscoa fazem um retiro, é claro que é um pouco diferente porque dura mai tempo, são 40 dias, 40 dias que lembram os 40 dias que Jesus passou no deserto onde foi tentado e venceu o tentador também. Na Quaresma nós procuramos criar um ambiente de mais silêncio, mais oração, de jejum, de abstinência, enfim, exercícios espirituais que vão nos preparando então para chegar na Páscoa e celebrar da melhor forma possível para celebrar de forma digna esse grande acontecimento que é a Páscoa da Ressurreição de Cristo". (Hugo 1)
Hugo também destaca a importância dos eventos promovidos pela Igreja neste período, em preparação dos fiéis:
"Então nós estamos iniciando esse tempo sagrado, quarta-feira de Cinza foi um primeiro passo, cada domingo da Quaresma é especial, importante, nós precisamos participar da missa porque a liturgia de cada domingo é um passo a passo, nos prepara para Páscoa, então o essencial, mais importante comunitariamente é a participação na missa dominical. Isso é para vida toda, mas na Quaresma especialmente mais intenso, porque existe uma pedagogia, um caminho que nos prepara para celebrar a Páscoa. Nós chegamos lá na Páscoa com a compreensão de todo o processo e além das celebrações dominicais, nós continuamos tendo a missa nas quartas, e hoje nós começamos já com a missa 6h30min da manhã a missa de um caráter penitencial, bem cedinho já começando bem o dia, todas as sextas da Quaresma nós vamos ter essa missa às 6h30 da manhã depois da missa tivemos a Via Sacra, a meditação dos Passos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo". (Hugo 2)
A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.