Padre Hugo Lemes concedeu entrevista à Rádio Tupã, celebrando o Dia de Corpus Christi, e comentando sobre os fundamentos desta celebração:
"Bom, a festa foi instituída em 1264, essa festa foi instituída nesse ano pelo Papa Urbano IV. Antes não havia registro de uma manifestação pública de fé na Eucaristia, culto público foi a primeira vez em 1264, e o Papa teve motivação para isso. Foi surgindo no movimento Eucarístico na igreja naquele contexto de adorações ao Santíssimo Sacramento, bençãos do Santíssimo, o costume de tocar o Sino na hora da Consagração da Eucaristia, é um fenômeno que passou a acontecer nesse período. Também Santos muito devotos de Jesus Eucaristia com experiências místicas, relatos de divisões de solicitações de Jesus influenciaram muito a decisão do Papa e a festa nasceu". (Hugo 1)
Sobre os tapetes produzidos neste período, Hugo enfatiza:
"É no Brasil o costume pegou muito, é muito forte, em quase todas as cidades se confeccionam os tapetes, em alguns lugares é um evento. Realmente são obras de arte feitas nas ruas, algumas pessoas se questionam: mas porque fazer o tapete, é tão pouco tempo, depois se desmancha tudo. Bom, em primeiro lugar a gente tem que entender que o costume veio para o Brasil trazido no tempo da colonização pelos portugueses, porque nasceu em Portugal, veio para cá na colonização e pegou, e continua, e com a graça de Deus vai continuar sendo assim por muito tempo, mas porque fazer os tapetes: primeiro a gente precisa lembrar da entrada que Jesus Cristo em Jerusalém, tudo na igreja tem motivação bíblica, inspiração bíblica, inclusive quando Jesus entrou em Jerusalém foi aclamado como rei com os Ramos. Ele não passa como qualquer outra pessoa, então o tapete é estendido para o rei passar, e Jesus é o nosso rei. Nós acreditamos que ele está no Santíssimo Sacramento do Altar na Eucaristia". (Hugo 2)
A entrevista completa com a programação desta data está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..