Hugo Lemes, Pároco da Igreja Matriz de Tupanciretã, concedeu entrevista à Rádio Tupã para tratar da Quaresma e sobre a campanha da fraternidade. Sobre a Quaresma, ele comenta:
"Mas a gente diz que é um tempo sagrado, é um tempo especial, um tempo de conversão, de mudança de vida, também chamamos de um grande retiro espiritual. Quem já fez um retiro espiritual sabe como é importante, quem não fez seria bom fazer, essa experiência realmente em um dia, um final de semana, ou alguns dias, a quaresma é um grande retiro que dura 40 dias, claro que a gente não deixa os nossos afazeres, o local onde a gente mora, mas deve ser encarado desta forma. A gente tem que encarar como um tempo especial, um tempo sagrado, um tempo onde o cultivo da oração da intimidade com Deus. A Busca da conversão deve ser intensificada, esse grande retiro prepara os cristãos para a maior e mais solene de todas as festas que é a festa da Páscoa, da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo". (Hugo 1)
Hugo comenta pontos importantes de preparação para a chegada da Páscoa, iniciando pela questão da confissão:
"Uma boa confissão porque ninguém é obrigado a ficar escravo do pecado carregando um fardo pesado sobre as costas. Se existe libertação para esse mal, nos ajuda também, é claro, nesse processo de conversão. Então toda sexta, das 18 às 19 horas, eu atendo as confissões, 18:30 tem a via-sacra, aos domingos nós precisamos participar da Missa. Porque esses atos nos preparam de fato, é um itinerário que nos ajuda nessa preparação, depois chegando a Semana Santa daí se intensificam as atividades todas, com certeza teremos oportunidade de conversar sobre isso, mais adiante, mas o importante agora é que cada um se organize na sua rotina ali, acrescente mais oração, tempo para Deus, tempo para o próximo também, porque não é possível amar a Deus se não amamos o próximo, se não somos capazes de dar atenção, de estender a mão". (Hugo 2)
Sobre a Campanha da Fraternindade, com o tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8), Hugo explica o significado do tema:
"É o amor nas relações sociais, o amor como base da relação entre pessoas e entre povos. Entre pessoas, entre povos, resumidamente isso é o que aborda esse termo e amizade social. Nós vivemos no mundo que é marcado pelo ódio, pela violência, pela guerra, pela rivalidade, onde o diferente muitas vezes é visto como um inimigo que precisa ser eliminado. Então esse termo amizade social, a fraternidade universal pede que esses muros sejam derrubados, é hora de derrubar esses muros do ódio, da violência, da guerra, da intolerância, dos preconceitos também, neste momento especialmente que o mundo tá tão polarizado". (Hugo 3)
A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..