Padre Hugo Lemes, Pároco da Paróquia Mãe de Deus, concedeu entrevista à Rádio Tupã, para falar sobre a Campanha da Fraternidade e Quaresma. Iniciando a entrevista, com o tema da Quaresma, Padre Hugo comenta sobre o significado da data:
"O grande retiro espiritual dos cristãos em preparação para celebração da páscoa. Então é um tempo forte de oração, de reflexão, para se preparar para essa que é a maior celebração da fé cristã que é a Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, então é uma celebração tão importante, ela requer uma grande preparação. A gente busca se purificar, se converter para então celebrar de forma digna, a Páscoa. Então a quaresma ela tem origem e inspiração bíblica nos 40 anos que o povo de Deus passou no deserto se purificando para poder entrar na terra santa e também nos 40 dias, os números são muito importantes na Bíblia, os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua missão pública, o seu ministério público, então a inspiração bíblica está aí". (Hugo 1)
O Padre Hugo também destaca um material, produzido pela Igreja, com o passo a passo para os fiéis realizarem, e assim, se prepararem para a Quaresma. Este conteúdo já está disponível na Paróquia Mãe de Deus. Durante a quarta-feira, enquanto o Padre era entrevistado, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a divulgação da Campanha da Fraternidade com o tema: Fraternidade e Fome. Com o tema em sua posse, Hugo relata a importância:
"Esse ano, de maneira especial, a campanha revisita um tema que voltou a ser uma preocupação. Foi muito forte em outros tempos, amenizado em alguns anos, e agora volta a ser um tema preocupante que é o tema da fome. É a terceira vez, desde 1964, é a terceira vez que a Campanha da Fraternidade aborda o tema da fome. Fome como se diz é o tema da campanha, então reflexões, estudos, palestras, momentos de oração que abordam esse tema durante o tempo da Quaresma, especialmente mais ao longo do ano, como você disse, essas realidades serão contempladas pela igreja, pelos católicos, e aqueles que caminham em comunhão também nas religiões cristãs". (Hugo 2)
No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, conforme a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..