Notícias

Economia LocalPolítica

Partido dos Trabalhadores de Tupanciretã se manifestam sobre fala do Prefeito e o FPM

06/10/2023 10:10:58

Em entrevista recente, concedida pelo Prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, o mesmo tratou do assunto FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e, ao ver do Partido dos Trabalhadores de Tupanciretã, foi analisada citações ao atual Presidente da República de maneira hostil. Requisitado a esta emissora, um direito de resposta, o vice-presidente do partido em Tupanciretã, Cristiano Aquino, declarou:

"Me refiro, especificamente, a forma desrespeitosa, no nosso entendimento, com que o atual Prefeito se referiu ao Presidente da República na manhã de ontem, atribuindo e caracterizando o Presidente Lula como 'esse elemento' e em outra oportunidade, dizendo 'isso aí que foi eleito'. Entendo de maneira absoluta que esta não é a postura que se espera de um líder Municipal, de alguém que ocupa o cargo de maior envergadura política da nossa cidade. Todos nós sabemos que há divergências, discordâncias do ponto de vista ideológico, programático e de governança, mas isso deve se limitar nas fronteiras deste tipo de discussão. Desrespeitar uma autoridade não é algo que seja tratado como normal vindo de outra autoridade, portanto em nome do Partido dos Trabalhadores o nosso repúdio esse tipo de postura". (Cristiano 1)

Quanto ao FPM, no dia 13 de setembro, o presidente Lula autorizou a antecipação de R$ 10 bilhões para compensar estados e municípios por perdas no ICMS, provocadas por medidas adotadas no ano passado. O governo também decidiu aumentar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), destinados às prefeituras, com o pagamento de uma parcela extra de R$ 2,3 bilhões para compensar a queda de arrecadação de julho, agosto e setembro. Lula assegurou que os valores do fundo neste ano serão maiores que os de 2022:

“Eu quero comunicar aos prefeitos brasileiros que tomamos uma decisão no governo, e eu posso garantir a cada prefeito que ninguém receberá, em 2023, menos FPM do que receberam em 2022. É um compromisso do governo federal. Mandamos a medida para ser votada no Congresso Nacional, e eu quero que os prefeitos saibam a importância que a gente dá a todos os prefeitos, porque é o prefeito que enfrenta o maior problema, e nós vamos garantir que o FPM não seja menor do que em 2022, no mínimo, igual. Esse é o compromisso do governo”. (Lula 1)

A manifestação completa sobre este assunto, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Cristiano Aquino



Buscar
Categorias
Arquivos