Nesta terça-feira (12) o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-RS), Vitor Koch, falou à Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, da expectativa de crescimento de 5% nas vendas do comércio na páscoa dos gaúchos.
A reportagem da Rádio Tupã buscou a realidade tupanciretanense quanto a este assunto, conversando com Jader Schmidt Gaklik, presidente da Associação Comercial e Industrial de Tupanciretã/RS (ACIT), apresentando dados relevantes sobre o comércio local:
"A Páscoa, uma das datas comemorativas mais importantes para os brasileiros, e deve movimentar o comércio esse ano numa pesquisa prévia realizada pelo nosso núcleo empreendedor, tivemos uma sondagem que 64% dos consumidores pretendem comprar presentes e chocolates para data desse ano. Desses 64% dos consumidores, 47% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos esse ano em relação ao ano passado, e 37% desses nossos consumidores locais pretendem comprar mais produtos e 10% pretendem comprar menos produtos. Uma redução de 5 pontos percentuais em relação a 2021. O valor do tíquete médio previsto é de R$ 215 com 33 centavos. Em média nós temos perspectiva que os consumidores compram em torno de 5 produtos entre ovos e barras de chocolate.
Os principais presenteados ainda serão os filhos com 54% das respostas em nossa pesquisa, e os cônjuges com 42% de resposta. Nossa pesquisa apresenta a mãe com 38% de resposta e os sobrinhos com 33%, e 26% dos entrevistados vão presentear a si próprios. Estas são as estimativas, e me chamou bastante a atenção. Então, do total dos 83% das pessoas com intenção de compra, farão pesquisa de preço onde bombons e caixas de bombons são as preferências da maioria absoluta. Essa maioria também deve fazer compras pagas em dinheiro e o supermercado serão os principais locais de compra segunda pesquisa.
Fatores que mais influenciam a escolha do local de compra são sempre segundo nossos consumidores, o preço, a qualidade dos produtos, e na sequência as promoções dos descontos. 30% dos nossos entrevistados ainda devem participar de algum amigo secreto na Páscoa e desses 30%, também a gente teve um outro resultado de 30%, pretendem comprar chocolates e presentes com contas em atraso. Então tem pessoas que ainda tem as contas atrasadas, igual vão continuar com seu hábito de consumo. Então essa é mais ou menos a prévia que a gente tem, esperamos que a comunidade enriqueça nosso comércio local realizando a compra, comemorando essa data especificamente com alguma Lembrança com a sua possibilidade de compra dentro da sua realidade e alimentando o comércio local". (Jader 1)
O comércio brasileiro deve faturar R$ 2,16 bilhões com a Páscoa de 2022, segundo estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Em valores corrigidos pela inflação, o montante sobe 1,9% em comparação com 2021. O volume movimentado ainda está 5,7% abaixo do alcançado antes do início da pandemia, quando chegou a R$ 2,29 bilhões em 2019.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.