Na madrugada desta segunda-feira, um meteoro foi registrado pelas estações da BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) localizadas em Santa Maria (projeto Bate-Papo Astronômico), Santo Ângelo (Clube de Astronomia do Campus Santo Ângelo do IFFar) e Passo Fundo (Observatório Araucária). O fenômeno ocorreu por volta das 05:35 no horário local.
A triangulação dos dados coletados pelas estações indicou que o meteoroide entrou na atmosfera a uma velocidade impressionante de aproximadamente 245 mil quilômetros por hora. Ele surgiu a uma altitude estimada de 122 km sobre o município de Cruz Alta e desapareceu sobre Tupanciretã a 81 km de altitude.
O meteoro foi classificado como esporádico, ou seja, não está associado a nenhuma chuva de meteoros conhecida. Eventos como esse são uma prova do quão dinâmico e imprevisível é o nosso céu noturno.
Fonte e foto: Bate-Papo Astronômico
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..