Notícias

LocalPolícia

PC conclui inquérito sobre morte de tupanciretanense em Santa Maria; enfermeira é indiciada

17/09/2025 05:09:06

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria, concluiu o inquérito que investigava a morte de Nídia Maria Rodrigues da Veiga, 59 anos, natural de Tupanciretã, ocorrida no dia 7 de agosto deste ano no Hospital Universitário de Santa Maria.

Ao final da apuração, uma enfermeira da instituição foi indiciada pelo crime de homicídio culposo majorado, em razão da inobservância de regra técnica da profissão.

Segundo as investigações, Nídia, que estava internada para tratamento de saúde, recebeu por engano uma transfusão de sangue incompatível com seu tipo sanguíneo, procedimento que deveria ter sido destinado a outra paciente. O laudo de necropsia apontou que a administração equivocada resultou em tromboembolia pulmonar maciça, causa direta do óbito.

A apuração indicou que o erro ocorreu por negligência, com base em provas técnicas e testemunhais. Embora não tenha havido intenção de matar, a Polícia Civil concluiu que houve falha na adoção das cautelas previstas para a função, configurando o homicídio culposo.

O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário, que dará prosseguimento às providências legais cabíveis.

Fonte: Rafael Menezes

Foto: HUSM


  • HUSM



Buscar
Categorias
Arquivos