Notícias

Geral

Pesquisas mostram que o rádio continua um dos meios mais ouvidos

05/11/2021 04:11:20

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) divulgou uma pesquisa que revela um panorama geral do consumo de rádio em todo o estado de Santa Catarina.

A medição, que foi realizada pela Kantar IBOPE Media entre os dias 1º e 12 de junho deste ano, revelou que 74% dos entrevistados afirmaram ter ouvido rádio nos últimos 90 dias (alcance máximo). A pesquisa também mostrou que 89% dos ouvintes lembram de ter ouvido algum comercial no rádio nos últimos 30 dias, mostrando a força publicitária do meio e também apontou dados relevantes sobre a credibilidade do veículo.

De acordo com os dados da pesquisa, 67% dos entrevistados ouvem o rádio em aparelhos comuns. Outros 39% preferem acompanhar a programação no carro, 17% no celular, 6% em algum aplicativo e 4 % na TV. Além disso, a pesquisa também quis saber o que o rádio é para o catarinense. Segundo o resultado divulgado hoje, 39% responderam que o rádio é companheiro, 38% confiável, 35% tradicional e 30% divertido. Os dados revelam, ainda, que 66% afirmaram ouvir rádio em algum momento nas últimas 24 horas, com uma divisão equilibrada entre os gêneros: 56% masculino e 44% feminino.

Já outra pesquisa do Reino Unido mostra que 89% é o alcance semanal do rádio (atingindo cerca de 49 milhões de pessoas), sendo 1% superior aos dados divulgados em maio de 2020 (referentes a fevereiro do ano passado) e 2% superior ao último trimestre de 2019. A pesquisa ainda aponta que, toda semana, 74% da população do Reino Unido consome rádio digital, um avanço considerável se comparado com o período pré-pandemia.

O DAB representa a maior parcela de consumo de rádio no Reino Unido, fato percebido pela primeira vez a partir do final de 2019. Hoje são 43% para o rádio digital via ondas terrestres, seguido de 34% de AM/FM (predominantemente FM), 18% para streaming de áudio / aplicativos digitais e, por fim, 5% para acesso via DTV.

Já sobre o uso de assistentes de voz inteligentes para se ouvir rádio, a RAJAR indica que 48% dos usuários dessas tecnologias (como Amazon Alexa, Google Home e Apple Siri) utilizam semanalmente os dispositivos para ouvir rádio. Já o uso diário é de 20%.

Por local de escuta de rádio no Reino Unido, 67% da população ouve rádio em casa, 60% ouvem no carro / trajeto e 19% no trabalho. Vale lembrar que a soma não resulta 100% pois o entrevistado pode declarar que ouve rádio em mais de um local, algo comum no comportamento de consumo do meio.

Informações SindiRádios.


  • Imagem Ilustrativa



Buscar
Categorias
Arquivos