Nesta sexta (09) a Polícia Civil, através da Delegacia de Formigueiro desencadeou a “OPERAÇÃO RECULUTA” com cumprimento de mandados de busca e apreensão em 07 cidades do Estado (Manoel Viana, São Francisco de Assis, Tupanciretã, Entre Ijuís, Júlio de Castilhos, Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista).
A Operação tem como meta apreender animais bovinos oriundos de negociações fraudulentas, pelo crime, em tese, de Estelionato, que até o presente momento, já lesou mais de 100 vítimas, com prejuízo estimado em mais de 30 milhões de reais.
Nesta Operação já foram bloqueadas inúmeras “reses” e mais de 716 apreendidas até o momento, visto que a Operação ainda está em andamento.
Também foram cumpridos mandados de prisão preventiva por agentes da DP/Formigueiro e da 4ªDP/Santa Maria, em apoio à DECRAB/Bagé, nas cidade de Formigueiro e Santa Maria, sendo na primeira cidade um indivíduo de 41 anos e na segunda, um indivíduo de 27 anos de idade. Ambos são investigados pela participação no golpe. Os mandados foram expedidos pela Comarca de Caçapava do Sul.
Os presos possuem antecedentes pelo crime de Estelionato e serão recolhidos ao Presídio Estadual de São Sepé (41 anos) e à PESM/Santa Maria (27 anos).
O crime em questão, é tido como o maior golpe no agronegócio do Rio Grande do Sul é um dos maiores do Brasil.
A ação está sendo coordenada pelo Delegado Antônio Firmino de Freitas Neto e conta com o apoio da 3ªDPRI/Santa Maria, DPs Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, São Sepé, Júlio de Castilhos, Entre Ijuís. Tupanciretã, São Francisco de Assis e Manoel Viana. Também prestaram apoio os fiscais agropecuários do Departamento de Defesa Agropecuária da SEC. da Agricultura.
Em entrevista ao Jornalismo da Rádio Tupã o Delegado responsável pela 4° DP de Santa Maria e Substituto da DP de Formigueiro, Antônio Firmino de Freitas Neto trouxe mais detalhes sobre a operação.
Este foi o maio golpe dado em toda a história do agronegócio gaúcho. O termo “RECULUTA” significa buscar, recuperar um animal que se perdeu da tropa. A operação busca recuperar e proteger o patrimônio das pessoas lesadas com o golpe. (Firmino 1)
O golpe lesou mais de 100 vítimas e gerou prejuízo de mais de R$31 milhões.
A operação Reculuta ainda está em andamento e segunda (12) mais ações serão feitas pela Polícia Civil.
Informações Polícia Civil.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..