Notícias

Polícia

Polícia civil deflagra a “operação rota 158” para cumprimento de mandados de prisão e de mandados de busca e apreensão em quatro cidades do RS

28/10/2021 11:10:51

No início da manhã desta quinta-feira (28/10), a Polícia Civil cumpriu 18 (dezoito) ordens judiciais, sendo 5 (cinco) mandados de prisão temporária e 13 (treze) mandados de busca e apreensão.

Em Carazinho foram cumpridos 8 (oito) mandados de busca e apreensão e 3 (três) mandados de prisão temporária. Em Santa Maria e São Vicente do Sul foram cumpridos um mandado de busca e apreensão em cada cidade. Em Cacequi foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária. Já em Itapema e Porto Belo, em Santa Catarina, foram cumpridos 2 (dois) mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária.

O objetivo da operação foi desarticular a quadrilha responsável pelo roubo ocorrido no dia 21 de agosto deste ano em uma propriedade rural em Júlio de Castilhos, no qual foram levados em torno de UM MILHÃO de reais em defensivos agrícolas, entre outros objetos. Durante os três meses de investigação, descortinou-se que o grupo possui base na cidade de Carazinho, local de onde também partiu o caminhão utilizado para carregar os defensivos.

A partir da investigação e da identificação do caminhão utilizado possibilitou que fosse abordado pela Polícia Rodoviária Federal no final de agosto com parte dos defensivos roubados em Júlio de Castilhos e em Santana do Livramento (fato ocorrido em julho deste ano). O motorista é o mesmo indivíduo que participou no roubo ocorrido em Júlio de Castilhos.

A investigação também apurou que o grupo cria empresas de fachada, as quais emitem notas fiscais para dar aparência de legalidade no transporte dos defensivos roubados como forma de dificultar a fiscalização.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos: documentos, notas fiscais, aparelhos celulares, mais de quarenta e cinco mil reais em espécie, dois veículos, munições, documentos falsos, facas, entre outros objetos. A televisão roubada também foi recuperada.

Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, os homens foram encaminhados ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos e as mulheres foram encaminhadas ao Presídio Regional de Santa Maria, onde ficarão à disposição da Justiça.

A ação foi coordenada pelo Delegado Adriano Winkelmann De Rossi, Substituto da DP/Júlio de Castilhos e contou com o apoio de mais 60 policiais e 21 viaturas das Delegacias da 3ª Região Policial (Santa Maria) e da 28ª Região Policial (Carazinho), e da Polícia Civil de Santa Catarina.

Informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil.


  • Foto de Polícia Civil  (2)
  • Foto de Polícia Civil  (4)
  • Foto de Polícia Civil  (3)
  • Foto de Polícia Civil  (1)



Buscar
Categorias
Arquivos